7 ferramentas básicas do Google para empreendedores

By Laura Paulino

julho 21, 2022
Ferramentas básicas

Ter um ambiente digital de trabalho é uma demanda recorrente dentro de diversas empresas. Entenda quais e como as plataformas do Google podem ajudar o seu negócio a realizar inúmeras tarefas com mais rapidez e eficiência.

Quem tem um empreendimento sabe que, às vezes, pode ser complicado gerenciar tantas informações ao mesmo tempo. 

É preciso administrar vários setores (finanças, recursos humanos etc.), além de manter a equipe organizada e alinhada aos interesses do negócio.

Contudo, existem soluções disponíveis no mercado para otimizar a gestão de empresas e garantir que os colaboradores não percam horas de trabalho tentando cumprir tarefas mais simples, por exemplo, realizando reuniões ou compartilhando documentos importantes.

Pensando nisso, o Google tem várias ferramentas digitais que conseguem suprir demandas básicas, mas essenciais, da sua empresa.

É possível aplicar essas plataformas nas principais áreas da corporação e, como resultado, aumentar o desempenho e agilidade com que os seus projetos são desenvolvidos.

Quer saber mais sobre como o Google pode ajudar na rotina de empreendedores? Então continue a leitura deste post.

Por que utilizar ferramentas digitais no seu negócio?

As soluções virtuais são o futuro das organizações. Isso porque essas plataformas estão em constante melhoria e atualização, a fim de auxiliar nas mais variadas necessidades não só de grandes empresas, mas também de microempreendedores.

Dessa forma, com um mercado cada vez mais aquecido e concorrido, digitalizar o seu empreendimento pode te trazer um diferencial, pois a comunicação entre o time fica mais eficiente e, consequentemente, as entregas são melhor trabalhadas e executadas.

Mas não é só isso — com ferramentas digitais, você consegue avaliar o desempenho, obter insights, organizar e categorizar dados, além de tornar o seu ambiente de trabalho muito mais satisfatório e menos dispendioso.

7 ferramentas do Google para empreendedores

Afinal, quais são as melhores plataformas online para empresas? Reunimos uma lista com 7 ferramentas básicas do Google e como elas podem ser úteis no ambiente corporativo. Confira:

1. Gmail

O Gmail é o serviço de e-mail do Google. E-mails são a principal forma de comunicação dentro das empresas, então é importante escolher uma opção adequada e que ofereça funcionalidades que facilitem essa troca diária de informações entre as equipes.

O Google fornece uma plataforma personalizável e altamente segura, além de ser integrada a outros inúmeros aplicativos do seu ambiente de trabalho digital, mais conhecido como Workspace. Crie um domínio para o seu negócio e obtenha endereços de e-mail comerciais.

Com o Gmail, você usufrui de uma proteção avançada contra ameaças, criptografia de ponta, além de outras funções mais básicas, como a escrita inteligente para os seus emails.

Com os recursos pagos, sua empresa garante um maior armazenamento, suporte 24 horas, entre outros.

2. Google Drive

O Drive serve para armazenar arquivos na nuvem com segurança e praticidade. Com ele, dá para guardar os documentos mais importantes do seu negócio, acessá-los quando e onde quiser, além de compartilhá-los com outras pessoas — o que facilita muito o trabalho colaborativo.

Dessa forma, você consegue liberar a memória do seu dispositivo, fazer backups automáticos e, assim, deixar de se preocupar com a perda de dados. Os recursos do Drive são diversos e ele é ideal para quem procura uma solução simples, completa e econômica.

A versão gratuita te permite experimentar as funcionalidades da plataforma, mas se sua empresa precisa de algo mais robusto, vale a pena avaliar os planos pagos e escolher o que melhor se encaixa nas suas demandas.

3. Google Forms

Os formulários do Google são uma alternativa para empreendimentos que trabalham com a elaboração e compartilhamento de questionários online.

No Forms, você adiciona perguntas de diversos formatos (múltipla escolha, por exemplo), além de ser possível personalizar seu formulário com os modelos disponíveis na ferramenta.

Desse modo, se você precisa realizar pesquisas de satisfação ou algo parecido, essa é uma ótima opção.

As respostas obtidas podem ser transformadas em gráficos e exportadas para uma planilha, facilitando a visualização das informações.

Gere links com rapidez e divulgue para o seu público sem complicações. O Google Forms é bastante dinâmico e pode te ajudar a obter insights valiosíssimos para os seus projetos.

4. Google Jamboard

Você já usou um quadro nas suas reuniões para realizar brainstorming, anotar ideias, adicionar notas etc.? Essa é a proposta do Jamboard, só que totalmente virtual.

Com essa ferramenta, os encontros da sua equipe ficam mais criativos, dinâmicos e produtivos.

Isso porque o Jamboard funciona como uma tela inteligente e colaborativa que, além de permitir o trabalho em conjunto, também dá a possibilidade de salvar na nuvem o que foi feito e visualizar posteriormente.

Monte seu painel, faça anotações, acrescente imagens e apresente as suas ideias para os colaboradores em tempo real. O Jamboard pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo.

5. Google Meet

Com o Meet, você realiza suas reuniões online com segurança e qualidade. Basta criar sua reunião e, assim, obter um link que pode ser compartilhado com os participantes.

Na ferramenta, é possível gerenciar suas videochamadas com eficiência, interagindo com o seu time por meio do compartilhamento de tela e transmissão de áudio e vídeo.

Também dá para gravar a reunião, caso seja necessário assistir novamente o que foi discutido no encontro virtual.

Além disso, o Google Meet oferece mais acessibilidade, com a possibilidade de adicionar legendas, o recurso de “levantar a mão” e o chat.

O número de participantes permitidos vai depender do plano que a sua empresa adquirir, mas pode chegar até 250 usuários.

6. Google Sheets

O Sheets é a ferramenta de planilhas do Google. Com ela, você compila seus dados de maneira ágil, inteligente e segura.

Por ter uma arquitetura baseada na nuvem, dá para armazenar informações a qualquer momento, de qualquer lugar e com quem precisar. A partir de uma plataforma colaborativa, sua equipe pode te ajudar a editar suas planilhas em tempo real, garantindo que seus projetos sejam feitos em conjunto.

Com a inteligência artificial do Google, sua empresa consegue captar insights, além de ser possível acelerar suas tarefas usando fórmulas que te ajudam a poupar tempo digitando dados — tudo isso com a máxima segurança, evitando a perda e/ou roubo de arquivos sensíveis.

7. Google Slides

Precisa montar apresentações online, mas ainda não encontrou a ferramenta ideal? O Google Slides pode ser a solução.

Com ele, você cria a sua apresentação de modo personalizado, dentro de uma interface intuitiva e com a possibilidade de edição em conjunto e de forma simultânea.

Isso quer dizer que dá para ter controle de quem pode acessar seus slides, editá-los, adicionar comentários ou apenas visualizá-los.

Existem inúmeros modelos disponíveis para quem quer iniciar do zero, além de outras funcionalidades para aprimorar ainda mais as suas apresentações empresariais, como efeitos de transição, fontes variadas para os seus textos etc.

Quer adquirir as ferramentas do Google e deixar o seu trabalho mais rápido e produtivo? Acesse brinov.com e fale com um de nossos representantes! 

0 comentários

Mais artigos