MULTI CLOUD

Gerencie ambientes multicloud

Slider

Por que uma estratégia de várias nuvens?

Multi-cloud pode ser uma estratégia eficaz para combater o shadow IT. O Shadow IT é a tecnologia usada por indivíduos ou grupos dentro de uma organização que não é gerenciada pelo departamento de TI da organização. Esse problema tende a surgir quando a TI em conformidade com as políticas não atende totalmente às necessidades da organização. Um ambiente com várias nuvens permite que os grupos obedeçam à política de TI enquanto se beneficiam de uma tecnologia de nuvem específica.

As partes interessadas de TI podem gerenciar um ambiente com várias nuvens com ferramentas oferecidas pelos provedores de serviços de nuvem ou abstrair a complexidade, aproveitando uma plataforma de gerenciamento de nuvem . Não existe uma diretriz singular de boas práticas para o gerenciamento de várias nuvens, pois o caso de uso de cada organização será único.

Nuvem Multicloud Vs Nuvem Híbrida

Uma nuvem híbrida não é uma nuvem múltipla, embora uma nuvem múltipla possa incluir a hibridização. Essencialmente, uma nuvem híbrida refere-se ao emparelhamento de uma nuvem privada e pública. A organização aproveita esse modelo quando deseja manter a segurança e a privacidade de dados confidenciais em uma solução de nuvem no local – ou em uma nuvem hospedada em particular. Uma solução híbrida depende de um data center privado, mas aproveita os recursos avançados de computação de uma solução pública.

A estratégia de várias nuvens pode incluir o uso de um ambiente híbrido, mas depende de mais de uma nuvem pública . A estratégia pode reduzir a necessidade de migração na nuvem, pois alguns dados podem permanecer nos servidores da empresa. Uma organização pode optar por armazenar dados do usuário no site, aproveitando um provedor para IaaS e outro para SaaS. Alguns ambientes de nuvem podem ser adaptados para casos de uso específicos, o que solicita que as partes interessadas de TI selecionem provedores de serviços de nuvem específicos para várias funções de negócios.

Benefícios de múltiplas nuvens

Uma estratégia com várias nuvens traz opções para uma organização. Com mais opções, vem a capacidade de investir em transformação digital sem ficar preso a um único serviço ou gastar um enorme desembolso de capital. Benefícios específicos da nuvem múltipla incluem:

Otimização de ROI

Uma estratégia com várias nuvens permite que os interessados ​​selecionem as soluções específicas que funcionam melhor para sua organização. À medida que surgem necessidades de negócios diversas, mudam e se tornam mais complexas, a empresa pode alocar recursos para usos específicos, maximizar esses recursos e pagar apenas pelo que eles usam.

Melhor preparação para desastres

A probabilidade de paralisação simultânea em vários fornecedores de nuvem é extremamente baixa. Os provedores de serviços, como o Google Cloud Platform , o Microsoft Azure e o Amazon Web Services, possuem contratos de nível de serviço impressionantes que protegem seus clientes contra o tempo de inatividade. Ao aproveitar dois ou mais desses serviços, o risco de desastre diminui significativamente.

Liberdade de escolha

Um único provedor de nuvem pode não ser capaz de fornecer a uma organização todos os serviços de computação necessários. Muitas partes interessadas financeiras também podem ser cautelosas com o aprisionamento de fornecedores. Se a empresa encontrar um acordo melhor com outro provedor, pode ser difícil se afastar de uma arquitetura projetada do zero para o ambiente de nuvem de outro provedor.

Arquitetura confiável

Utilizar várias soluções em nuvem cria redundâncias que reduzem o risco de um único ponto de falha. A nuvem múltipla reduz a probabilidade de uma única falha de serviço colocar toda a empresa offline. A adição de hibridação adiciona outro nível de segurança ao manter dados confidenciais em uma rede local segura.