Escolha uma Página

Blog: Veja os 5 maiores motivos para sua empresa criar um e utilizá-lo como ferramenta de Inbound Marketing e estratégia de captação de clientes.


Porque tantas empresas insistem em criar um Blog? Provavelmente, para quem está começando no Marketing Digital, essa é uma pergunta bastante comum, que em um primeiro momento não é fácil de visualizar a resposta.

Pensando nisso, nesse post, mostraremos a importância dos blogs para as empresas apresentando 5 razões para se criar um e alimentá-lo constantemente, já que um blog é um ótimo canal para criar engajamento nos usuários da web.

Você verá também que um blog não demanda de altos investimentos início, sendo possível para empresas e atividades pessoais.  

O que é um Blog?

Um blog pode ser resumido como uma página na web em que são disponibilizados vários conteúdos com diferentes formatos, como textos, imagens, áudios e vídeos. Assim como outras páginas, o blog tem a liberdade de mostrar o interesse do indivíduo que o cria, podendo ser compartilhado com todos os usuários da internet.

Os interesses podem ser profissionais, como esse blog da Brinov, no qual há produção de conteúdo especializado para nossos consumidores, com a apresentação de produtos, serviços e artigos importantes no nosso meio mercadológico. Mas também podem ser interesses pessoais, como um local onde o indivíduo escreva suas opiniões, seus gostos, mostre fotos sem fins maiores.

Dos blogs surgiu o nome “blogueiro”. Você já deve ter ouvido falar neles, não é mesmo? Um blogueiro, normalmente, é uma pessoa com algum nível de conhecimento na área de assunto do blog, como as blogueiras de alimentação, por exemplo. Elas criam blogs para falar sobre hábitos alimentares e saúde, com o objetivo de dar dicas para seus seguidores, promover sua imagem ou a imagem de alguma marca parceira dela. São muitas possibilidades de publicidade em um blog!

Dessa maneira, com a produção de conteúdo relevante sobre o tema que escolhem, os “blogueiros” vão ganhando autoridade e reconhecimento naquela área e podem se tornar referências no assunto pelos admiradores do seu trabalho.

Além do mais, eles podem ser utilizados como ferramentas de marketing, seja na divulgação de um produto ou na citação do mesmo. O mundo dos blogs cresceu e ganha cada vez mais espaço e lucro.

Ainda acha que um blog não é tão importante para o seu negócio? Continue lendo e comprove.

Porque devo criar um Blog?

Além das empresas que possuem blog saírem na frente da concorrência que não tem, elas conseguem otimizar a relação com seus clientes por meio das informações em forma de conteúdo oferecidas no blog. Ainda conseguem obter feedback do público e interessa, o que promove o engajamento. Veja outros 5 motivos:

Maior visibilidade

Divulgação da sua marca: Esse é o principal motivo da criação de um blog. Você pode optar por coloca-los em anuncio no Google, compartilhá-los em emails marketing ou redes sociais. A ideia é você repercutir sua mensagem para engajar seu público, assim você conseguirá ter visibilidade na web.

Quando mais seus artigos forem ganhando “views”, mais usuários conhecerão o serviço da sua empresa. Além de gerar valor real para seus clientes, com o oferecimento gratuito de conteúdo relevante online.

Ampliação da lista de contato

É uma relação diretamente proporcional: Quanto mais visualização você terá, mais contatos poderá fazer. Simples! Ainda mais contatos que realmente se interessem por seu serviço eu antes não teria como saber da sua existência.

Além do mais ganhará seguidores nas redes, que irá ampliar ainda mais suas conexões e mais visitantes no site, aumentando sua taxa de cliques. Interessante, não é mesmo?

Com o blog você criará uma relação com seu futuro clientes, esclarecendo as principais dúvidas deles e fazendo com que se sintam gratos e desejem contratar algum serviço. Lembre-se: Produção de conteúdo relevantes para os usuários. Veja nosso artigo sobre Marketing de conteúdo para aplicar nos blogs.

 Baixo custo

Uma informação importante é que o custo de início de um blog é baixo. Isso porque há várias plataformas gratuitas e com ferramentas fáceis de serem utilizadas para quem quer começar.

Um das mais faladas e usadas se chama “WordPress”. Tem um sistema fácil e bem intuitivo, vale a pena conferir.

Pensando na produção do conteúdo, se você mesmo fará isso, não terá gasto algum com um profissional. No entanto, para produzir um conteúdo de qualidade e com um bom nível de satisfação, vale a pena investir em alguém que entenda do assunto e saiba exatamente o que precisa ser feito.

Ainda podemos pensar na divulgação, que poderá ser feita pelas redes sociais, onde você ganhará visualizações e poderá ter seu conteúdo sendo compartilhado gratuitamente.

Impulsionar seus posts com as plataformas pagas das redes sociais é uma opção a ser levada em conta.

Otimização da relação com o usuário

Mesmo que você já tenha uma boa base de contato, o blog ainda é uma opção importante. Do que adiante ter uma extensa base se você não se comunica com ela, não troca informações e não mantem um relacionamento saudável? Nada, não é mesmo?

É para isso que o blog serve, para manter contato e criar a fidelização do seu consumidor. Quando você faz a publicação de artigos, você não deixa que eles esqueçam de você.

A dica é alimentar seu blog com os principais conteúdos e mantê-los informados sobre sua marca.

Geração de renda

Como você irá ampliar sua cartela de clientes com a divulgação do blog, você também aumentará sua renda. Mas há outras maneiras de se lucrar com um blog.

A primeira maneira é o cadastro no Google AdSense, quando você tiver um bom número de acessos, e vender espaços para publicidade. Outras empresas poderão divulgar os produtos nas páginas do seu blog e você ganhará a cada clique que o anunciante receber.

A segunda maneira é fazer o dito “publieditorial”. Fazer uma “publi” é produzir um post sobre um produto de uma marca falando sobre suas qualidades. É uma troca de divulgação.

Pense que você produz conteúdo sobre moda. Alguma marca pode lhe enviar alguma peça dela e pedir para você falar sobre em troca de um pagamento, ou até mesmo algum outro benefício.

Conclusão

Depois de conhecer as razões para se ter um blog, que tal já iniciar o seu?

Os blogs apresentam grandes vantagens para o Marketing Digital, como ganho de público, visualização da marca, aumento da cartela de clientes, ampliação da taxa de cliques e a fidelização dos seus consumidores. Portanto, é uma ferramenta que vale a pena investir sem grandes investimentos.

Criar um blog do zero sem nenhum tipo de assistência, pode ser um pouco mais complicado. Por isso, a Brinov Consultoria oferece esse serviço para quem está disposto a entrar na Era digital e aumenta sua performance na web.

A Brinov tem serviços de consultorias de Inbound Marketing com profissionais especializados e prontos para te orientar em cada passo, desde a criação até a produção de conteúdo relevante.