O Smarketing pode ser entendido como uma estratégia empresarial que prioriza o alinhamento e a integração dos processos geridos pelos times de marketing e vendas com o objetivo de obter melhores resultados por meio da comunicação constante entre eles.


Por um grande período de tempo, os times de marketing e vendas foram vistos com duas funções separadas nas empresas, não tendo nenhum tipo de contato. No entanto, com o aumento das informações e análise de dados, os gestores notaram a importância da comunicação entre essas equipes e os resultados que a integração poderia gerar.

De acordo com o estudo feito pela Aberdeem Group, empresa americana especializada em pesquisas em marketing, as instituições que possuem equipe de vendas e marketing alinhadas conseguem um crescimento de 20% de receita ao ano. E o nome dado a esse alinhamento é Smarketing.

Pensando em todas vantagens que esse termo traz, nesse artigo você vai entender o que é Smarketing , como fazê-lo e quais são seus benefícios.

Acompanhe!

O que é Smarketing?

O termo “smarketing” nada mais é que a junção da palavra em inglês “Sales”, que significa vendas, e a palavra “Marketing”. Essa estratégia empresarial tem como foco a melhoria dos resultados tornando-os mais escaláveis a partir do alinhamento entre marketing e vendas.

O que se espera dessa junção é uma comunicação constante, clareza nas informações, trabalho em equipes, análises em conjunto e um compartilhamento contínuo de dados.

Ao passo que o time de marketing tem como função captar o público, convertê-los em leads e nutri-los com matérias ricos e relevantes, o time de vendas fica com a função de abordar esses leads com diálogos interessantes e fechamento de negócios em dado prazo.  

Aplicar o Smarketing na sua empresa é um ganho calculável e muito importante. Como dito acima, o crescimento para as instituições que o aplicam é de 20 % anualmente. Interessante, não?                                                       

Colocar essa estratégia em funcionamento não é uma tarefa simples, mas se irá gerar bons frutos, sabemos que vale a pena.

O mais interessante é que pode ser feito por qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, ela funciona para todas. Basta ter uma equipe capacidade e com vontade de crescimento para chegar ao sucesso em conjunto.

Como alinhar os times de Marketing e Vendas?

Não é preciso entender muito sobre gestão para saber que existem muitos desafios encontrados na hora de alinha duas equipes, sejam elas de quaisquer departamentos.

Nesse caso não é diferente. Confira o post que já produzimos sobre o tema. Agora vamos te mostrar quais são as melhores opções para realizar o alinhamento.

Partimos do princípio de que ambos precisam ter objetivos iguais, ou no mínimo, semelhantes para o andamento do projeto.

É importante ter em mente que se os objetivos das equipes forem muito distantes um do outro, é hora de repensar alguns conceitos da empresa. Rever a definição de persona, metas e comunicação pode mostrar o porquê de os objetivos estarem tão diferentes.

Em segundo lugar a comunicação deve ser o mais transparente possível sobre a realização e resultado das tarefas. Assim como o alinhamento das personas deve estar claro para todos da empresa, se possível.

Essas duas equipes possuem muitas diferenças, a começar pela adoração por números da equipe de vendas, o que não ocorre, na maioria dos casos, com a equipe de marketing.

Então, como fazer esse alinhamento? Veja agora 6 dicas de como implementar o Smarketing:

Compatibilizar as metas

A meta anual ou mensal da equipe de vendas e de marketing precisa ser baseada na receita da empresa. Ou seja, devem possuir o critério “receita” para sustentar os resultados.

Utilizar mesmo funil de estágios do cliente

É preciso haver a unificação do funil de estágio de vendas e de marketing. Normalmente, essas equipes trabalham com funis diferentes, o que prejudica na escalabilidade dos resultados.

Tornar o funil padrão ajuda muito na Smarketing. Isso porque a jornada de compra de um lead está ligada ao seu ciclo médio de vendas.

Definir o “Sales- ready lead”

Assim como diz o ditado: “ O combinado não sai caro”, fazer a definição de quem é o cliente que está pronto para realizar a compra ajuda na concordância entre as equipes.

Dessa maneira todos ficam alinhados e evita discordâncias.

Compreender as Personas

Saber quem é o seu cliente ideal é fundamental. No mundo ideal, todos os colaboradores deveriam saber para quem produzem e para quem vendem.  Mas para essas equipes, esse é o mínimo.

Conhecer as personas é essencial para o bom alinhamento. À medida que o marketing deve conhecê-las para criar conteúdos relevantes para elas, vendas deve saber dialogar com elas do jeito certo para fechar negócios.

Criação de rede de gerenciamento

Criar uma rede onde relatórios são vistos e analisados por todos contribui para a transparência das atividades. É uma forma de todos saberem os progressos, mensurar os resultados e sugerir melhorias.

Implementação do SLA

O SLA é a sigla para Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço). Isto é, um acordo feito entre distintas áreas de uma empresa para garantir que juntas elas tenham resultados alinhados aos objetivos da instituição.

Com ele, acordado as atividades e os resultados esperados de cada equipe, tornando mais fácil a divisão e organização das funções.

Quais os benefícios desse alinhamento?

Essa integração e acordo em torno de um propósito em comum traz como principal benefício o equilíbrio entre as mais importantes áreas de uma instituição. Além de unir os colaboradores e fazer com que vistam a camisa da empresa, os ganhos gerados pelos times de vendas e marketing aumentam o faturamento e os lucros.

Vale lembrar que todos ganham com o Smarketing. O alinhamento entre elas resolve dores de ambas as áreas, facilita processos, aprovações, gera empatia, produz metas e o alcance das mesmas.

A compreensão dos projetos será otimizada, já que todos estarão envolvidos de alguma forma em todas as etapas, sejam no planejamento inicial, na reunião de revisão ou na análise final de resultados.

Algumas ferramentas podem fazer com que essa união fique mais fácil, como as plataformas de CRM.

De modo geral, o CRM é a sigla para Customer Relationship Management, traduzido do inglês como Gestão de Relacionamento com o Cliente. O principal propósito das plataformas de CRM é alavancar as vendas por meio de estratégias e sistemas focados no gerenciamento e na satisfação dos clientes. Essa tecnologia oferece insights sobre seu público alvo, ajuda a captar e organizar os dados dos seus leads e conseguem automatizar certas tarefas para unir as estratégias de vendas com o público específico.

A Ploomes, grande empresa de software, oferece três soluções em uma única ferramenta integrada, sendo estas CRM, Funil de Vendas e Automação de Propostas. Seus serviços de CRM centralizam sua base de clientes e mantem seus dados atualizados e disponíveis para toda equipe

Conclusão

Integrar esses dois times não será simples, e os resultados também não serão visto de forma rápida.

O mais importante é entender a importância do Smarketing, criar esse hábito na empresa, garantir que os times estejam realmente focados em absorver a integração e leva-la para frente.

Com a aplicação desse termo os processos serão mais conscientes e condizentes com o objetivo da instituição, dos colaboradores e principalmente com público.

Agora você já pode começar a implementar as dicas e seguir com a melhora dos resultados e sucesso da sua empresa.

Esse conteúdo foi útil para você?

Se sim, acesse o blog da Brinov Consultoria e encontre esse e outros assuntos que irão ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais.

Conheça também nossos serviços profissionais de consultoria em TI e Transformação Digital.