Inteligência de Mercado: Saiba o que é, quais os benefícios dessa aplicação e como praticar na sua empresa.

No contexto mercadológico atual, em que o nível de competitividade aumenta a cada dia devido às mudanças de comportamento dos consumidores, empregar tecnologias de automação e expandir a inclusão digital, é fundamental para que as empresas se mantenham atualizadas quanto as tendências do mercado.

Para acompanhar essas tendências é necessária percepção de crescimento e mente aberta para as inovações. Do contrário, prosseguir com métodos obsoletos num panorama tão competitivo, podem levar ao declínio da empresa.

Pensando nesse panorama mercadológico, trouxemos nesse post, tudo sobre essa forte tendência que tem ajudado no mundo dos negócios: A Inteligência de Mercado.

Ficou interessado sobre o assunto? Acompanhe esse artigo e boa leitura!

Afinal, o que é Inteligência de Mercado?

Inteligência de Mercado é uma estratégia de marketing que usa a coleta de dados e a análise dos mesmos de forma sistemática para tomar decisões. Ela é essencial para as empresas que desejam reconhecer problemas e oportunidades de desenvolvimento, tomar decisões inteligentes e seguras e ainda, crescer de forma competitiva no mercado.

Como dito anteriormente, a alta competitividade deu às empresas oportunidade de buscar soluções inovadoras para impulsionar sua posição em relação a forte concorrência.

Nesse sentido, elas começaram a montar equipes de Inteligência de Mercado, ou Business Intelligence (BI), como forma de driblar o cenário competitivo com soluções altamente pensadas e seguras pautada na junção de várias metodologias para captar e usar os dados sob diferentes aspectos.

Os dados são baseados no comportamento do consumidor, nas estratégias da concorrência, nas vendas da empresa, no perfil do público-alvo e o mercado de uma maneira geral. É feito um monitoramento, coleta de informações e diferentes análises a fim de converter tudo isso em inteligência para serem usados na hora das tomadas de decisões.

Quais os benefícios?

Muitas são as vantagens da Inteligência de Mercado, no entanto, vou citar as principais e as mais valiosas para as empresas que desejam implantar na sua estratégia de marketing.

Essa estratégia ajuda na hora de conhecer o feedback dos clientes e do mercado sobre dado produto ou serviço, contribui para a avaliação de preço no mercado, identifica os diferencias do produto da sua empresa e dos produtos concorrentes, descobre o nível de lembrança da marca, além de conhecer profundamente os clientes reais e os em potencial.

A inteligência de mercado é capaz de acompanhar todo o mercado em que sua empresa está inserida, entendendo o segmento por completo, desde os problemas até as tendências e os influenciadores.

As empresas que costumam adotar a Inteligência de Mercado tendem a ampliar a competitividade, a produtividade, capacidade de antecipar tendências e ainda a se adaptam melhor às mudanças.

Como aplicar na minha empresa?

Para usar essa estratégia como uma ferramenta potencializadora de vendas e de crescimento dos negócios, em primeiro lugar é preciso entender como coletar e como manusear a grande quantidade de dados que serão captados das mais diferentes frentes.

Nesse sentido, o Big Data tem um papel essencial devido a sua capacidade de coletar uma grande quantidade de dados em rede e organizá-los em relatórios de maneira rápida. Afinal, qual a vantagem de ter uma infinidade de dados disponíveis e não saber utilizar a favor do seu negócio, não é mesmo?

Depois da coleta de dados, o próximo passo é conseguir filtrar as informações, isto é, separar as informações relevantes das superficiais. Essa etapa é importante para que a empresa consiga alcançar os objetivos programados, pois se houver equívoco quanto a classificação dos dados, haverá um retrabalhado e isso prejudicará o andamento da estratégica.

Depois disso, fica mais simples traçar os dados, analisa-los e antecipar as tendências ou os problemas que virão.

Vamos a um exemplo prático: Numa empresa que trabalha com estoque de material, é essencial ter uma equipe de inteligência de mercado, pois assim poderá ver os produtos com maior e menor saída e com isso, programar a compra dos mesmos.

Inteligência de mercado ou Pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma fundamental fonte de dados primários para a inteligência de mercado. Ela contribui no entendimento do mercado, dos consumidores e da concorrência.

Quando se faz uma pesquisa de mercado, você consegue saber as opiniões dos leitores sobre sua marca, seus produtos ou serviços. Você também obtém respostas sobre a satisfação e a reincidência de compra. Nessa pesquisa você vê a concorrência e seus pontos positivos e negativos, ou seja, são muitas as informações obtidas na pesquisa de mercado.

Quer utilizar a Inteligência de Mercado, mas não sabe por onde começar?

Inteligência de mercado é uma estratégia fundamental para empresas que querem identificar problemas e oportunidades de crescimento. Se você é faz parte de uma dessas empresas, a Brinov Consultoria pode te ajudar!

A Brinov oferece serviços profissionais de Pesquisa de Mercado, Análise de Concorrentes, Segmentação de Mercado e Criação de Personas para empresas que querem crescer no mercado.

Entre em contato com nosso time de consultores especializados e se torne mais competitivo no mercado.