Escolha uma Página

Automação de Marketing: Saiba tudo o que esse recurso pode fazer por você e economize o tempo da sua equipe.

Automação de Marketing: Profissional de Marketing ou não, você provavelmente já ouviu falar! Isso porque o recurso é de extremo valor para as empresas na hora de conseguir aumentar sua captação de clientes por meio da comunicação rápida com eles.

Muitas são as estratégias de Marketing Digital que podem te ajudar a se aproximar com o público alvo, no entanto, fazê-las de forma manual e com excelência, é um grande desafio devido a quantidade de usuários na internet.

Pensando nisso, a Automação de Marketing surge para facilitar a atração das empresas, ajudando-as a se aproximarem de seu potencial cliente em grande escala e de maneira personalizada.  

Sabemos que muitas dúvidas aparecem sobre esse assunto, mas não preocupe! Nesse post vamos tentar explicar alguns pontos essenciais para você ficar por dentro do tema.

O que você vai ver:
  • O que é Automação de Marketing
  • Quais vantagens
  • Como funciona

O que é a Automação de Marketing?

Automação de Marketing consiste no uso de tecnologias, como softwares, por exemplo, para realizar uma ação em grande escola e otimizar os resultados de dada empresa. Pela automação é possível detectar, relacionar e se comunicar com seu público de maneira personalizada, conseguindo maximizar a ligação com ele e as vendas.

Se pararmos para pensar nas atividades do time de Marketing Digital, podemos ver toda demanda que lhe são dadas, como os conteúdos diários a serem publicados, as divulgações das marcas, produção de e-books, campanhas, gerenciamento das mídias sociais, escrever emails, enviar newsletter, além de muitas outras. Depois, ainda é necessário enviar as informações dos leads captados com essas estratégias para o time de vendas entrar em contato.

E como se já não bastasse tudo isso citado, o time de Marketing ainda precisa mensurar os resultados obtidos com cada uma das suas ações e realizar reuniões para acompanhar o progresso.

São muitas atividades, não é mesmo?

Conheça 5 Tendências do Marketing Digital para 2020.

O volume de tarefas e processos é gigante e quanto maior for a empresa, maior será a quantidade de contatos a serem feitos.

É por esse motivo que o time de marketing necessita de recursos que garantam ganho de tempo e reduzam o trabalho manual. Eles ajudam na eficiência e eficácia das tarefas.

Com o apoio de uma plataforma de automação de marketing os profissionais conseguem fazer o agendamento de postagens, enviar grandes quantidades de emails, fazer avaliações dos contatos e ainda mensurar esses resultados.  

Leia agora os benefícios desse recurso.

Conheça as principais vantagens da Automação de Marketing

Além de toda facilitação da rotina da equipe de marketing e a melhora no gerenciamento das atividades, a automação tem bem mais vantagens a oferecer para qualquer tipo de empresa. Veja:

Mais geração de leads

De acordo com a pesquisa realizada pela Martech em 2018, as empresas que utilizam automação de marketing conseguem gerar 4x mais leads do que as outras empresas que não possuem o recurso.

Se com a jornada do cliente mapeada fica mais fácil criar os processos e capturar mais leads, imagina com uma ferramenta de automação que irá otimizar a comunicação com eles, enviando até email marketing personalizado para você?

Confira o post que fizemos sobre Email Marketing e entenda a importância desse outro recurso.

Mais oportunidades de venda

Se, por alguma razão, um indivíduo não tem interesse no seu produto ou serviço hoje, possa ser que em algum momento ele tenha, por isso é importante sempre ser lembrado por ele. E como se faz isso? Se mantendo presente, isto é, nutrindo um relacionamento com ele, mandando dicas, presentes ou oportunidades relevantes para ele, sem somente suplicar uma compra.

É necessário prepara-lo para o momento da compra o educando sobre seu produto. Assim, você não perderá oportunidades de cara, terá mais chances de vendas.

Otimização do processo de vendas

Com a ferramenta de automação o processo de venda fica mais rápido, pois ele irá reduzir a quantidade de tempo gasto respondendo a perguntas, tendo em vista que a nutrição dos leads poderá responde-las.

Menor CAC

A sigla “CAC” quer dizer “Cost to Acquire Customers” ou em português, “Custo de Aquisição do Cliente”. É uma métrica que mostra o investimento em cada novo cliente.  

Pensando na automação e como as ações são realizadas em massa, o CAC diminui drasticamente e sua empresa e sua empresa consegue gerir bem mais clientes ao mesmo tempo.

Como funciona a Automação de Marketing

Depois de você ter visto o que é a automação e suas vantagens, agora é hora de você saber suas principais funcionalidades e como elas apoiam nas estratégias de marketing.

Redes Sociais

As redes sociais são as grandes vitrines dos produtos e serviços hoje em dia, pois isso, mantê-la sempre em funcionamento e com conteúdo relevante a ser divulgado, é o ideal.

Para conseguir o sucesso esperado, é preciso investir massivamente na produção de conteúdo e na publicação deles.  E isso não é nada fácil de se fazer sem uma ferramenta de automação.

Como é necessário fazer a divulgação em cada rede social, respeitando os horários de pico de usuário de cada uma delas e ainda gerenciar o engajamento dos usuários, a automação ajuda com:

  • Agendamento das postagens de cada rede
  • Monitoramento do engajamento do usuário (likes e compartilhamento)
  • Apresentar a quantidade de cliques
  • Acompanhar os resultados das interações

Email Marketing

O Email Marketing é ótimo canal para divulgar conteúdos e informações sobre sua empresa. Por isso, automatizá-lo contribui para a maximização das interações com o usuário.

Depois que a automação estiver configurada, pode-se enviar disparos de emails para seus potenciais clientes, como newsletter, promoções, e-books e outros materiais ricos.

O mais importante do email Marketing (Veja aqui) é a personalização da mensagem. Os usuários devem se sentir próximos da sua marca, e há algumas boas práticas para isso, como o uso o nome do contato ou da empresa para a pessoalização.

Criação de CTA

A sigla CTA, ou em inglês “calls-to-action”, significa chamada para uma ação. Seu intuito principal é atraia a tenção do leitor e leva-lo a realizar uma ação do seu interesse, como se cadastrar em alguma página, ou ir para algum link. Os CTAs podem aparecer em formato de botão, imagem ou texto e são ótimos para as estratégias de marketing.

Além do mais, as ferramentas de automação de marketing possuem recursos para a criação dos mesmos.

Criação de formulários

Como para captar leads, é preciso conseguir informações deles, os formulários com campos personalizados são bons para isso.

Tendo uma ferramenta de automação em marketing, você consegue criar esses formulários e personaliza-los com as informações mais relevantes para sua empresa. Assim, sua base de dados fica completa.

Criação de Landing Pages

As Landing Pages apoiam na conversão de visitantes em leads por meio de ofertas como ebooks, planilhas, cursos, descontos, presentes, sorteios e várias outras possibilidades.

Ainda é possível criar páginas de conclusão de ação, chamadas de “thank-you pages”.

Segmentação da base

É possível segmentar a sua base de várias formas e criar mensagens mais personalizadas e enviar conteúdos cada vez mais relevantes.  

Algumas ferramentas de automação irão permitir que você crie listas de segmentação baseadas nos dados dos seus contatos. Legal, não?

Conclusão

A Automação de Marketing é o grande diferencial para as estratégias de marketing alcançarem o sucesso. Basta controlar os processos, ter objetivos bem claros, manter o acompanhamento dos clientes em potencial sem esquecer dos clientes atuais, que precisam ser observados de perto também.

Essas são algumas funcionalidades das ferramentas de automação. Existem variadas no mercado e o ideal é vocês pesquisar para saber qual é a melhor para seu negócio em relação a utilidade e custo.

Você também tem a opção de contratar empresas de consultorias em marketing que entendam dessas ferramentas e além de encontrarem a melhor para o seu negócio, poderão realizar as ações de marketing junto com você.

A Brinov é uma consultoria de negócios e tecnologia que ajuda organizações visionárias a se prepararem para o futuro e está apta para começar a contribuir com seu negócio.

Entre tantas soluções disponíveis, a Brinov oferece serviços profissionais voltados para a Transformação Digital, como a implementação de Inbound Marketing, SEO, Google ADS, CRM, Inteligência de Mercado e Big Data Analytics.

Conheça mais sobre a Brinov e suas soluções para a Era Digital.