Escolha uma Página

Marketing de Conteúdo nada mais é que uma forma de atrair seu público e aumentar sua rede de contato por meio da produção de um conteúdo relevante e rico para os usuários.

Marketing de conteúdo: Conheça agora essa estratégia capaz de aproximar os potenciais clientes e gerar valor real para sua empresa.

Já sabemos que o Marketing Digital é um setor indispensável nas empresas assim como os investimentos nas estratégias traçadas por ele. Além disso, a visibilidade aliada a geração de valor é fundamental para aquelas que buscam crescimento e reconhecimento no mercado.

Sendo assim, apenas ser visto não é o suficiente. É preciso investir em estratégias que tragam o engajamento do seu público e que te diferenciem da concorrência no meio virtual. E o Marketing de Conteúdo é o mais recomendado pelos especialistas no assunto.

Então, se você ainda não conhece ou não entende muito bem o que é o Marketing de Conteúdo, nós iremos te ajudar. Nesse artigo você vai ficar por dentro dos principais pontos relacionados a esse assunto.

Acompanhe!

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Inbound Marketing que tem como objetivo criar e compartilhar conteúdos valiosos e sem custo para captar e converter usuários em potenciais clientes da sua marca, além de manter os clientes reais.

Mas o conteúdo compartilhado nas redes não é um conteúdo qualquer. Eles devem estar relacionados diretamente aos seus produtos/serviços ou a área de mercado que sua empresa está inserida.  Além do mais, podem vir em diferentes formas como, artigos, ebooks, webnar, vídeos.

“Engajamento” é a palavra de ordem para essa estratégia. É preciso conseguir engajar seu público com seus conteúdos para que eles se interessem e você poder crescer sua rede de clientes e potenciais clientes. Isso porque, atualmente, os consumidores têm mais poder de decisão e escolha, fazendo com que não assistam (e consumam) passivamente algo que lhes era oferecido pela tv, por exemplo.

Nesse caso, com a realização do Marketing de Conteúdo, as vendas viram consequências do produto gratuito e significativo que sua empresa ofereceu aos usuários da internet. Como você terá contribuído de alguma forma com o aprendizado deles, isso será reconhecido em forma de venda, engajamento e prestígio.

Então, trazer resultados satisfatórios e visibilidade da sua marca é objetivo principal do Marketing de Conteúdo.

Vamos entender como é feita essa estratégia.

Como funciona o Marketing de Conteúdo?

Para entender como ele funciona, precisamos relembrar o conceito do Inbound Marketing. Veja um post falando sobre o assunto.

De forma geral, o Inbound Marketing é uma ferramenta do Marketing Digital que preza pela captação do interesse dos usuários de uma maneira menos invasiva. Além de ser baseada na ideia de trazer o público até a empresa por outras maneiras que não sejam pela captação direta (telefonemas, por exemplo.)

Assim, a conhecida metodologia do Inbound formada pela sequência “ Atração, Conversão, Relacionamento, Análise e Encantamento” é a utilizada no Marketing de Conteúdo. Relembre:

  • Atrair: Captar clientes para conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares pelos conteúdos relevantes.
  • Converter: Converter o máximo desses visitantes em leads, isto é, transformá-los em oportunidades reais de venda para o seu negócio.
  • Relacionar: Nutrição dos leads com conteúdos relevantes, email marketing e automações, tudo isso avaliando quem está no estágio certo para fechar uma venda.
  • Analisar: Verificar as métricas de resultados e programar melhorias.
  • Encantar: a relação com o cliente não termina depois da compra, por isso, é preciso cativá-lo durante todas as etapas a fim de que ele promova a marca, capte mais clientes para o seu negócio e continue sendo cliente fixo.

Atrair o público, ganhar confiança, conquistar consumidores fiéis e continuar a troca de informações com eles, sempre se importando com as suas preferencias e opiniões, essa é a metodologia a ser seguida.

Quais benefícios do Marketing de Conteúdo?

Veja agora as vantagens de usar essa estratégia na sua empresa e crescer sua performance na web.

Ampliação das visitas no site

Gerar conteúdo relevante é a melhor maneira de posicionar sua página nas primeiras posições do Google. Sua página receberá mais visualizações, assim como sua marca e produtos. Empresas que a utilizam recebem cerca de 2,2 vezes mais visitas em seus sites.

Se o conteúdo for produzido da maneira correta, usando SEO, seu site pode obter muito sucesso. Confira um post sobre técnicas de otimização de site.

Aumento do engajamento

Com a produção de conteúdo o engajamento do seu público vai aumentar, criando uma relação próxima com ele. As interações com a sua marca podem aumentar também devido aos possíveis compartilhamentos nas redes sociais.

Educação do público

As vezes seu consumidor alvo não sabe qual é o mercado que você atua, ou não entende o próprio produto que ele deseja consumir. Cabe as empresas a produzirem conteúdos explicativos, que nutrem e eduquem esse lead para sua empresa.

O ideal é responder às dúvidas que surgem, ficando atento as opiniões e ao que eles realmente querem e precisam saber.

Menor CAC

A sigla “CAC” quer dizer “Cost to Acquire Customers” ou em português, “Custo de Aquisição do Cliente”. É uma métrica que mostra o investimento em cada novo cliente. 

Pensando na geração de conteúdo e na quantidade de usuários que podem alcançar, o CAC diminui drasticamente e sua empresa consegue atingir bem mais clientes ao mesmo tempo, gastando pouco.

Com essa você diminui o CAC ofertando materiais que sanam as dúvidas dos clientes na hora da compra, dando chances para o time de vendas concluí-las mais rapidamente devido aos ebooks ou webinars produzidos.

Geração de leads

Quando você cria um conteúdo relevante para o público, você tem a possibilidade de conseguir mais informações sobre ele. Mas como?

Pelas landing pages que eles terão que preencher para receber tais conteúdos. (Claro, se for em forma de Ebook, Guias, Webnar.) É uma chance de captar novas informações e crescer sua base de contatos.

Aumentar vendas

Você sabe porque o consumidor acaba comprando produtos de quem oferece conteúdos relevantes?

Porque ao ver seu esforço da marca em produzir conteúdo que realmente o ajudam, de forma gratuita e mantendo uma relação, o usuário entra em um gatilho mental de reciprocidade e conclui a compra.

Quando a sua base de clientes tem acesso a conteúdo de qualidade, na hora de concluir o processo de compra eles vão lembrar da empresa que o apoiou de alguma forma.

 Vamos ver agora como começar a criar essa estratégia.

Por onde devo começar?

Antes de iniciar sua estratégia e sair produzindo conteúdo por aí, é preciso ter duas coisas em mente:  Persona e Planejamento. Essas duas palavras são muito importantes para ter sucesso com o Marketing de Conteúdo.

Persona

A Persona é o ponto principal quando o assunto é Marketing de Conteúdo. Se você não sabe quem é se público, você não sabe para quem vai escrever e consequentemente não saberá o que dizer. Deve-se ter em mente que você não quer atrair todo tipo de público para seu site, mas aquele que tem “fit” com seu produto ou serviço. Focar no usuário certo é mais eficaz do que em todos.

É por essa razão que o planejamento deve ser baseado na definição de persona, procurando apoiá-la nas suas dores e levá-las até o momento da compra.

Planejamento

Trabalhar com Marketing de Conteúdo é muito mais do que apenas escrever. É preciso uma série de outros fatores que organizem esse trabalho e o faça dar certo. Alguns fatores podem ser entendidos como definição de objetivo, estratégias, métricas de avaliação, análise de público, pesquisa de tema.

Antes de começar a criar o conteúdo deve-se planejar tudo. Desde o tipo de linguagem, até cada palavra chave inserida no texto. Os temos precisam ser avaliados e ter o momento certo de serem compartilhados com seu público.

Não há possibilidade de produzir conteúdo sem planejamento.  As coisas podem fugir do controle e acabar prejudicando as estratégias de Inbound Marketing.

Então comece entendendo quem é sua persona, suas preferencias, dores, idade, hábitos.  Reúna o máximo de informações possíveis e deixe claro quem é ela.

Depois inicie o planejamento em cima dessas informações. Esse é um momento intenso de pesquisa e é necessário contrair apenas os dados que irão fazer sentido na hora de escrever.

Conclusão

Então, para iniciar seu Marketing de Conteúdo é preciso manter um objetivo claro e coerente como as metas da empresa. Tudo precisa estar alinhado para garantir o sucesso do negócio e gerar valor para seu público se manter engajado.

No entanto, se ainda acha que vai precisar de um empurrão para começar a implantação do Marketing de Conteúdo, saiba que a Brinov Consultoria pode te apoiar!

A Brinov possui serviços de consultoria especializada em Marketing e Vendas, como Inbound Marketing, SEO, Google ADS, CRM e Big Data Analytics.

Encontre a melhor solução para seu negócio e otimize sua performance na Web.