Como o Big Data pode ajudar o Marketing Digital?

Como o Big Data pode ajudar o Marketing Digital?

O que é Big Data e como ele pode auxiliar nas ações de Marketing Digital das empresas? Confira essa e outras dúvidas nesse artigo da Brinov Consultoria.

Nos dias de atuais, saber o que é Big Data é um passo fundamental para conseguir entender sobre os rumos do marketing digital. Isso porque o conceito está cada vez mais inserido na rotina dos profissionais dessa área e nas empresas das mais diferentes áreas.

E não é à toa: Captar e entender os dados dos usuários é um diferencial essencial para as organizações que almejam mais competitividade no mercado.

Para facilitar, preparamos este artigo explicando que é Big Data e como ele se relaciona com o marketing digital. Veja!

Mas, afinal, o que é Big Data?

De modo geral, podemos definir o Big Data como uma imensa quantidade de dados disponíveis nos mais diversos ambientes que podem afetar diariamente os negócios.

O objetivo é captar esses dados, que na maioria dos casos, estão dispersos ou podendo estar estruturados em planilhas, e transformá-los em informações relevantes.

Com essas informações, os gestores podem ter insights que baseiam as ações e o planejamento estratégico dos seus negócios.

E como o Big Data auxilia o Marketing Digital?

Não são apenas as grandes corporações, que podem se aproveitar do potencial trazido pelo Big Data. Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode e deve se beneficiar com isso, principalmente aliando ao Marketing Digital.

Essa parceria entre Big Data e Marketing Digital se iniciou naturalmente. Isso porque o ambiente virtual é favorável à captação de informações dos clientes. Cada visita, clique, curtida e rolagem de tela geram uma centena de dados sobre o comportamento do usuário que realiza a ação.

Dessa forma, é possível captar os dados e usá-los, pelo Big Data, e ver os resultados das ações propostas, por meio do Marketing Digital. Essa é uma oferece às empresas uma série de vantagens. Entenda alguma delas:

Mensagens personalizadas

Com a análise do perfil do seu cliente e seus hábitos de comportamento, é possível enviar mensagens personalizadas ou até mesmo, individualizadas.

O Big Data pode auxiliar na criação de mensagens específicas para canal da empresa, sejam redes sociais, emails marketing, newsletter, SMS e qualquer outro meio.

E mais, ele cria a possibilidade de enviar essas mensagens em momentos específicos do lead, respeitando o funil de vendas até o momento da oportunidade de negócio ou compra. Isso ocorre porque com a utilização do Big Data a segmentação é realizada com os dados específicos do usuário e não com as informações de uma amostragem externa. O resultado é um índice maior da conversão dos prospects e da fidelização da carteira dos clientes atuais, tendo em vista que as mensagens personalizadas criaram um vínculo desse público com a sua organização e eles se identificarão mais com ela.

Identificar comportamentos

Se o Big Data permite definir as estratégias de ações a serem implementadas e a verifica os resultados, ele também possibilita a identificação dos comportamentos futuros do seu público-alvo. Isto é, você poderá identificar os caminhos que o seu mercado está tomando e planejar as diversas ações da sua empresa para se adequar a esse movimento.

Os dados captados pelo Big Data ajudam, por exemplo, na identificação dos produtos aos quais o cliente está mais propenso a comprar no momento, quais são as suas marcas preferidas, qual o momento ideal para fazer promoções, entre muitas outras possibilidades.

A ideia é fazer a sua empresa estar preparada para os eventos que acontecerão no futuro, como as sazonalidades nas vendas e a retenção dos clientes.

Vale lembrar que o Big data pode auxiliar em praticamente todas as áreas da empresa, como a administrativa, a financeira e a gestão de pessoas

Testar campanhas

Todo profissional de marketing, passa pela chata situação de planejar uma campanha, definir as metas e, na análise dos resultados, verificar que ela não foi tão bem.

O Big Data também ajuda nessa situação, já que é possível usá-lo para fazer testes virtuais nas campanhas antes de divulga-las.

Mas como?

Os sistemas pegam os dados do público em tempo real e simulam qual seria a reação das pessoas a dada campanha. Com isso, os riscos de os resultados não serem como os esperados diminuem, já que alguns ajustes são realizados antes do lançamento.

Tudo fica mais barato e seguro, não é?

Agora que você já entendeu as vantagens de aliar o Big Data ao Marketing Digital, é hora de por a mão na massa e aplicar todas essas funcionalidades.

Quer implementar o Big Data nas ações estratégicas da sua empresa, mas não sabe como ? Fale com o time de consultores da Brinov Consultoria.

A Brinov Consultoria oferece soluções de Automação de Marketing, Otimização de SEO, Big Data para vendas e muitos outros serviços para você otimizar seus resultados. Acesse o site e saiba mais.