Se ainda não entende o que é Inbound Marketing, esteja preparado, porque nesse ano de 2020 essa será uma das expressões mais usadas nas conversas sobre o marketing digital no Brasil.

Basicamente, o Inbound Marketing, diferente do Outbound Marketing, é uma estratégia formada por várias ações no meio digital com o objetivo de atrair visitantes para um site e convertê-los em Leads, ou seja, consumidores verdadeiros dos seus produtos e serviços. A ideia é trabalhar essas visitas por meio da geração de conteúdo online.

Entender o que é Inbound Marketing e como ele funciona é essencial para qualquer empreendedor digital e profissional de marketing. Isso porque ele se revelou uma poderosa ferramenta de marketing digital atual e garante ser uma das mais usadas tendências para o marketing digital daqui para frente.

Inbound Marketing: Porque usar?

No momento atual, o marketing convencional está dando lugar ao marketing de relacionamento, ou marketing de conteúdo, onde em vez de oferecer apenas produtos e serviços de forma direta, ela está criando relacionamentos e ampliando o valor da marca.

O novo marketing, trabalha para atrair clientes em potencial, apresentando conteúdos relevantes e que agregam valor para a rotina das pessoas de maneira menos invasiva que outras utilizadas no marketing tradicional feito na internet.

Com ele o potencial cliente chega até a empresa atraído pela mensagem que a mesma passa com seus conteúdos, ficando mais fácil apresentar soluções, transformá-los em clientes efetivos e até mesmo promotores da marca.

Saiba também sobre como a Tecnologia da Informação pode te ajudar nos negócios.

Inbound Marketing X Outbound Marketing: Veja as diferenças

Até agora, não explicamos o conceito de Outbound Marketing, mas para ficar mais fácil de entender, saiba que ele envolve aquelas práticas que já estamos acostumados a ver, como:

  • Anúncios de variados tipos,
  • Contato direto por telefone ou e-mail,
  • Stands de vendas em eventos,
  • Outdoor e cartazes,
  • Comerciais na televisão, etc.

O custo das ações de Outbound normalmente é mais alto e nem sempre é possível mensurar de forma precisa os resultados dessas ações.

Pense no outdoor. Ele fica exposto em determinado local da cidade, 24 horas por dia durante 14 dias (contratado por bi semana). Normalmente só consegue-se saber a classe do público do local, faixa etária e renda, mas quantas pessoas passam por lá? Não são somente os moradores daquele bairro que veem o outdoor. Por isso a mensuração é dificultada, diferente das ações de Inbound.

O Inbound, usa o conteúdo de atração no meio digital, por meio de canais como blog, redes sociais e e-mail. O custo acaba sendo muito menor e os resultados conseguem ser medidos de forma rápida e precisa pelas ferramentas da internet. Veja as principais diferenças:

Principais diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing apresenta uma série de benefícios que facilitam na hora de atrair o público e engajá-lo. Confira alguns:

Segmentação

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a facilidade em na segmentação. Por ser formado composto por várias ações com objeto de despertar o interesse do público para determinado produtos ou serviços, o público resultante destas ações é sempre segmentado.

Em grande parte, a segmentação é feita pelo email marketing, que selecionada cada tipo de público para cada ação específica da marca. Isso facilita a inserção do público num funil de vendas e garante a marca, não só, uma redução no custo de captação de clientes, como também um melhor posicionamento no mercado.

Relacionamento com o Cliente

Por oferecer conteúdo relevante e que ajuda o público na rotina em vez de só tentar vender o produto, há a criação de uma relação de confiança entre as partes. O público se sente amparado e mais próximo da marca.

A partir disso, ele ficará mais propício a ouvir as recomendações e dicas da empresa para suas dores. Aceitando assim, suas soluções mais abertamente.

Além do mais, o Inbound Marketing se baseia na comunicação interativa e aberta, possibilitando entender a opinião do público e suas reações aos conteúdos enviados. O feedback é um grande aliado dessa estratégia de marketing.

Menor custo

Além de diminuir os custos de captação, o Inbound também é mais barato do que outras soluções sem perder a qualidade ou diminuir os resultados esperados. Ele é um investimento com mais eficácia.

Há menos desperdício de recursos financeiros e consequentemente, mais orçamento para aplicar nas táticas que funcionam de verdade.

Alta taxa de conversão

Outra grande vantagem do Inbound Marketing é a grande taxa de conversão. As ações tendem a gerar um ROI (Retorno do Investimento) bem maior que as campanhas digitais convencionais. Isso se deve pelas boas práticas e do uso correto das ferramentas.

Ao mesmo tempo que as mídias pagas têm ficado mais caras, assim como os preços dos links patrocinados no Google Ads e Facebook Ads, as práticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do outbound marketing.

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é composto por um processo de operação formado por 5 etapas. Cada uma delas é essencial para o correto funcionamento da estratégia e para o alcance do resultado positivo. São elas:

Atrair: Captar clientes para conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares pelos conteúdos relevantes.

Converter: Converter o máximo desses visitantes em leads, isto é, transformá-los em oportunidades reais de venda para o seu negócio.

Relacionar: Nutrição dos leads com conteúdos relevante, email marketing e automações, tudo isso avaliando quem está no estágio certo para fechar uma venda.

Analisar: Verificar as métricas de resultados e programar melhorias.

Encantar: a relação com o cliente não termina depois da compra, por isso, é preciso cativá-lo durante todas as etapas a fim de que ele promova a marca, capte mais clientes para o seu negócio e continue sendo cliente fixo.

Entenda Como o Big Data pode ajudar o Marketing Digital.

Ferramentas do Inbound Marketing.

Agora que você já entende um pouco mais do Inbound, conheça algumas das ferramentas que colocam está entre as melhores estratégias de marketing digital hoje em dia.

Como o Inbound marketing é baseado na criação de conteúdo relevante gratuito, ele é transmitido nos blogs associados ao site da empresa, nas mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e em emails marketing. Além disso são utilizadas ferramentas estratégicas de SEO – Search Engine Optimization, Landing Pages, automação de marketing, e de análise de métricas.

O principal mecanismo de análise de métricas é o Google, com o Google Analytics. Essa ferramenta é gratuita, completa e ideal tanto para quem está iniciando agora quanto para quem já é experiente em Marketing Digital.

O objetivo do Inbound Marketing não é apenas converter clientes imediatamente. Ele trabalha como estratégia para a captar de Leads para o seu negócio, chamando-os para o seu site, para sua lista de e-mails ou para a rede social, um grupo de pessoas realmente interessado no seu produto ou serviço. A estratégia demanda tempo e estudo aprofundado sobre a própria empresa, dos clientes, dos concorrentes e do mercado em si para garantir resultados satisfatórios para a empresa.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é Inbound Marketing, porque não começar a traçar a sua estratégia agora mesmo?

Nós da Brinov Consultoria, sabemos o quanto dar o primeiro passo é difícil, por isso, queremos te ajudar a começar!

Conheça nossas soluções e nossas estratégias. Oferecemos um Diagnóstico Gratuito de Desempenho na Web para você ficar por dentro da sua performance digital.