Escolha uma Página

Entenda como criar uma campanha com o Facebook Ads, uma das plataformas de anuncio que mais está crescendo e ajudando empresas a divulgarem sua marca por meio das redes sociais.


Você sabe por que o Facebook Ads é tão importante?  

Aproximadamente um quarto dos indivíduos do planeta Terra atualmente possuem um perfil funcionando no Facebook. Isso quer dizer que a rede social possui 2,2 bilhões de usuários, sendo 115 milhões de perfis gerados no Brasil.

Se pararmos para pensar, só no Brasil possuem cerca de 210 milhões de pessoas, ou seja, metade da população brasileira está na rede. Isso demonstra a quantidade de oportunidades reais para empreendedores e empresas que desejam anunciar no Facebook Ads.

É claro que para as oportunidades virarem negócios efetivos é preciso se adaptar ao ambiente e aliar os anúncios a uma estratégia de marketing digital que inclua Google Ads, SEO, Email Marketing e outras que sejam necessárias.

Portanto, o Facebook Ads é uma porta de entrada para a divulgação do seu negócio, mas antes de iniciar as campanhas de anúncios nessa rede social, vamos entender como funciona, quais mecanismos e quais benefícios essa ferramenta traz.

Acompanhe.

O que é Facebook Ads?

o que e facebook ads

O Facebook Ads, nada mais é que a plataforma de anúncios pagos do Facebook, que por meio dos seus algoritmos exibe campanhas para determinados usuários de acordo com as preferências e comportamentos deles na rede social. Isto é, ele oferece várias opções de segmentação para os anunciantes gerando conversões de acordo com o público. Por isso é tão eficiente!

Ela pode ser considerada umas das ferramentas de marketing digital mais importantes e com maior retorno, visto a grande quantidade de investimentos feitos nela. São mais de 1 milhão de companhias que investem cerca de 8 milhões de dólares em anúncios do Facebook por ano. Incrível, não?

Além de segmentar o público, o Facebook Ads permite anunciar em outras plataformas, como Instagram, no Messenger e em Sites Parceiros. No caso do Instagram, é exibido no formato do Instagram Ads.

Veja alguns conceitos essenciais para entender melhor como a plataforma funciona.

Para iniciarmos, é necessário conhecer alguns termos comuns que rodeiam o mundo de anúncios do Facebook. Esses termos estão dentro da ferramenta de gerenciamento e produção de anúncios, por isso é importante está ciente.

Pixel de Conversão

O pixel de conversão é uma linha de código que autoriza a supervisão da eficiência dos anúncios fora do Facebook e dentro de outras páginas.

Feed de notícias

O Feed a maioria já conhece, mas é bom ter em mente que é a partir dele que sua audiência tem todo o contato. Ou seja, é por meio dele que seu público procura informações e acha assuntos do seu interesse.

Post não publicado

Ao criar Ads que tenha um segmento específico de público, eles não se mostram como uma postagem normal na sua timeline. Na verdade, eles serão mostrados no feed de notícias dele, como uma postagem.

Return over Ad Spend – ROAS

O ROAS nada mais é que o ROI gerado a partir das campanhas de Facebook Ads. Ele mede a eficiência da campanha de marketing digital e calcula a receita gerada para a empresa por cada dólar investido. Serve para controle.

Conversion Lift

O Facebook Conversion Lift, traduzido como “Conversão Elevada”, é uma ferramenta que autoriza o acompanhamento dos negócios adicionais feitos pelos anúncios produzidos no Facebook para a companhia, online e off-line.

Com ele, a equipe de marketing conhece a receita adicional gerada.

Como anunciar no Facebook Ads?

o que e facebook ads

Saiba como fazer uma campanha e quais os modelos oferecidos pela plataforma. Confira.

Certamente, você já possui uma página de negócios no Facebook, então, você pode seguir diretamente para o Facebook Ads Manager ou para o Power Editor para produzir sua campanha. Caso contrário, você irá precisar criar uma página de negócios primeiro.

Veja o passo a passo para conseguir criar uma campanha de sucesso.

Passo 1: Entenda a estrutura de uma campanha no Facebook

Saiba a princípio que uma campanha no Facebook Ads segue a seguinte sequência: Campanha > Conjunto de anúncios > Anúncio.

“Campanha” é o local onde você irá definir o objetivo. “Conjunto de anúncios” é aonde você decidirá como eles serão veiculados e como será a segmentação. Serão pedidas informações como local, idade, gênero, interesses e outras.

Depois você criará o anúncio de fato. 

Passo 2: Definição de objetivo da campanha

A escolha do objetivo de campanha terá que ser baseada nas métricas fundamentais para a sua empresa. Se seu objetivo é crescer a quantidade de leads, você poderá escolher uma meta de 150 conversões no mês, por exemplo.

Você deverá ter em mente que se quiser objetivos para conversão, poderá pagar por ação. Mas se focar em objetivos de exposição, pagará pelas impressões.

Passo 3: Segmentação do público.

A segmentação é essencial para o crescimento do ROI.

O Facebook oferece opções de segmentação tanto básica, como localização, gênero e comportamento online, quanto mais avançadas como por conexões (pessoas conectadas ou não à sua página), audiências personalizadas (criar audiência de pessoas que já interagiram com você no Facebook ou fora, como por meio de uma lista de e-mails) ou até por Lookalike (uma audiência que segmenta pessoas com características parecidas com seu público alvo).

Passo 4: Definição de orçamento e agendamento de anúncios

Após esses passos, você define o valor que quer investir no seu anúncio e terá duas opções para tal: Diário ou vitalício, e então definirá a data de início e término.

Passo 5: Criação dos anúncios

Você pode promover uma publicação já existente ou criar um novo anúncio.

Para isso, escolha primeiro o formato do anúncio, como vídeo, imagem, carrossel, etc. Depois insira o texto e a mídia escolhida.

Uma dica é utilizar a ferramenta de visualização na parte debaixo da página para garantir que o anúncio esteja bom e correto em relação a posicionamento.

Após a visualização, confirme para enviar. Você receberá um email do Facebook informando a aprovação do anúncio.

Passo 6: Monitoramento dos resultados

Essa etapa é essencial. Não basta apenas criar um anúncio, você precisa analisa-lo para saber os frutos.

Com o monitoramento, você consegue identificar as falhas e poderá fazer ajustes para a otimização e aumento do ROI.

Você viu o passo a passo para a criação de anúncios no Facebook Ads. Clicando aqui você consegue visualizar os diversos formatos publicitários que ele oferece. Atualmente, são 10 disponíveis.  

Quais benefícios de anunciar no Facebook Ads?

o que e facebook ads

Muitos são os benefícios de anunciar pela ferramenta do Facebook. Abaixo listaremos as 5 principais vantagens. Veja

1. Qualquer empresa pode anunciar.

Fazer um anúncio no Facebook Ads é algo democrático. Isso quer dizer que empresas de qualquer porte podem criar campanhas de anúncio nessa ferramenta com um custo consideravelmente baixo e com vantagens tangíveis para qualquer nicho mercadológico.

2.  Grande assertividade

Como os anúncios são segmentados, a taxa de assertividade é alta, já que eles irão atingir o perfil do consumidor ideal que a empresa procura. Como visto anteriormente, a segmentação pode ser feita por localidade, perfil demográfico, comportamentos e interesses dos usuários.

3. Alta conversão

 Quem anuncia no Facebook Ads consegue atrair os clientes em potencial da marca e os futuros clientes, aqueles que ainda não estão no estágio de compra no funil. Os anúncios conseguem converter aqueles leads que ainda estão entendendo sobre o produto, ou seja, ainda buscam informações iniciais sobre tal.

4. Variedade de Formatos

A diversidade de modelos disponíveis de anúncios que o Facebook Ads oferece, consegue deixar a ferramenta mais útil para quem a utiliza. Pode-se produzir campanhas com diferentes estilos, para diferentes grupos de consumidores e com comportamentos distintos.

5. Feedback

Essa é uma vantagem que ajuda a otimizar as vendas. Com a ferramenta, você consegue acompanhar os resultados da audiência dos anúncios instantaneamente. É possível visualizar relatórios que demonstram o desempenho que sua campanha teve. Várias são as métricas disponíveis, mas com o Índice de Relevância você vê o quanto seu anúncio está ajudando os usuários da plataforma.

Conclusão

o que e facebook ads

Conseguir sucesso com o Facebook Ads é um caminho simples, mas que precisa de certos cuidados para se chegar ao sucesso.  Os resultados aparecem de acordo com as otimizações que sua equipe faz em cada campanha a partir dos relatórios e métricas estipuladas.

Não há quem duvide que os anúncios publicados, quando bem trabalhados e analisados, levam sua marca a um crescimento acelerado e a maiores conversões, já que hoje, o Facebook possui mais de um bilhão de usuários ativos.

 As possibilidades são gigantes, o engajamento e o ROI adquirido também!

Mas não se esqueça que tudo começa pela definição de persona da empresa e todas as suas características, para que sua marca realmente consiga se comunicar com ele.

Sabemos que iniciar algo novo não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você não é especialista no assunto ou não tem um à sua disposição.

Pensando nas dores dos nossos clientes, a Brinov Consultoria desenvolveu serviços especializados para quem precisa de um empurrãozinho para criar projetos digitais.

Com a área de Business da Brinov, você obtém consultoria profissional nos mais diversos assuntos, como Business Foundation, Inbound Marketing, Search Engine Marketing, Publicidade Online, Projetos de Criação e Implantação de Sistemas.

Cada um desses serviços engloba setores do universo digital que sua empresa precisa para aumentar a performance na web.

Se você acredita que a Era Digital já chegou, entre no nosso site e saiba mais sobre nossa atuação no mercado.

A Brinov quer te ajudar a crescer com a transformação digital.