Email Marketing é uma estratégia vinculada ao Marketing Digital baseado no disparo de emails para um público segmentado, seja ele vindo de uma base de contatos de clientes fixos ou leads gerados por meio de alguma outra estratégia.

Acompanhe esse artigo e entenda melhor o que é, como funciona e quais vantagens de colocar essa estratégia em prática.

Boa leitura.

Por muito tempo, o email marketing foi visto com maus olhos. Isso porque eles sempre tiveram relacionados a ideia de spam ou a comunicação intrusiva, aquela que faz uso indiscriminado de anúncios sem o uso da personalização de consumidores. No entanto, devido as inovações de automação de marketing, o email como publicidade, se tornou uma boa maneira de enviar as
mensagens corretas, para as pessoas certas.

Além de ser uma ótima ferramenta para os profissionais de Inbound Marketing, o email é um canal muito consumido. Segundo uma pesquisa feita pela Pew Research, 92% dos indivíduos adultos que estão online, utilizam o email.

Então, contrariando muitos, o email marketing não acabou e ele pode ser uma forma de fazer seu negócio crescer cada vez mais.

O que é Email Marketing?

Email marketing é o uso do email nas campanhas de marketing digital, objetivando a criação e a manutenção do relacionamento com clientes, o que gera mais resultados nas vendas e melhora na retenção. 

Ou seja, ele é uma estratégia de Inbound Marketing criado para apoiar a comunicação entre uma empresa e seu consumidor ou lead, pelo email. O contato pelo disparo de emails pode ser realizado a partir de uma seleção dos mesmo por meio de uma ferramenta de automação, capaz de guiar o processo de personalização das mensagens.

Muitas são as formas de fazer email marketing, existindo até categorias para elas. Alguns exemplos comuns são: 

  • Oferta de algum produto ou serviço;
  • Promoções;
  • Confirmação de compra;
  • Divulgação de material rico;
  • Newsletter;
  • Ativação de conta.

 É bom ressaltar uma característica da prática do email marketing: a opção de cancelamento do recebimento de email. O oferecimento dessa opção demonstra respeito pelo público que os recebe. É possível ainda atrelar uma pesquisa de opinião na hora em que o indivíduo está fazendo o cancelamento, podendo entender o que ocorreu para a desistência.

Porque fazer Email Marketing?

Talvez você esteja pensando: “ Mas eu já tenho várias estratégias de marketing, não preciso disso”! É aí que você se engana! Como dissemos anteriormente, quase 100% dos adultos que utilizam a internet, são frequentadores dos emails. Portanto, sua empresa precisa estar atualizada com esse dado, pois essa é uma forma da sua empresa conseguir informações valiosas sobre o seu público alvo.

Veja agora alguns benefícios dessa estratégia:

Ampliação do alcance 

De acordo com a Radicati, uma empresa americana especializada em pesquisas mercadológicas com foco em indústria de informática e telecomunicações, até o final de 2020, o número de usuários de e-mail em todo o mundo chegue a 3 bilhões. Ou seja, quase metade da população do mundo estará usando e-mail até lá. Incrivel, não é mesmo? 

Então, quanto mais emails uma empresa tiver cadastrado, mais chances de retenção emails chances de vendas ela terá. Quando criamos um login num site, usamos o email. Quando compramos online, usamos email. Quando marcamos consulta, usamos email. Assim, ele é uma parte fundamental das atividades de um usuário da Internet.

Cobertura previsível

Diferentemente das redes sociais, em que nem todos que seguem sua página verão seu post devido aos algoritmos que determinam a relevância da mensagem, no Email Marketing é possível prever a cobertura.

Uma das vantagens desse canal é a cobertura previsível. Isso quer dizer que quando se seleciona 500 endereços de email para o envio de dada mensagem, todos os 500 irão receber seu email na caixa de entrada (exceto se houver problemas técnicos na caixa)

Diferentes formatos 

O email pode ser considerado pelos profissionais de marketing como aquele job que vem sem briefing, ou seja, sinônimo de liberdade. A mensagens não tem uma quantidade específica de caracteres, além de ser liberado o uso de imagens, emoticons e gifs.

Além disso, podem ser utilizados templates, infográficos, mensagens curtas ou longas, CTA, links. Isto é, qualquer formato.

Retorno Financeiro

O email é o canal com melhor retorno financeiro devido ao seu baixo investimento. Mesmo existindo várias ferramentas no mercado para serem contratadas, de diferentes tipos e níveis, o valor não será alto, devido à baixa necessidade de muitos investimentos.

Há também ferramentas gratuitas como o Mailchimp que podem ser utilizadas.

Confira abaixo algumas estastísticas obtidas em um estudo feito pela Adobe: 

  • Indivíduos ficam mais de 5 horas por dia lendo emails no trabalho, sendo 3 horas para email corporativos e 2 para email pessoal. (Email Usage Study 2019).
  • 85% do público usa o celular para checar a caixa de entrada todo dia. (Adobe Consumer Email Survey).
  • O Email marketing é o meio mais popular para manter contato com as marcas. O estudo diz que 58% dos participantes do estudo da Adobe preferem receber promoções de produtos e serviços por email a receber por app ou redes sociais das marcas.

 

Qual o papel do Email Marketing?

Mesmo sendo atrelado a uma abordagem promocional e comercial, o Email Marketing vai além disso. Quando um usuário permite que uma empresa envie emails, ele dá acesso a parte da sua vida pessoal, podendo ser iniciada conversas. Afinal, usamos o email não só para receber emails importantes de empresas, mas também de amigos e familiares.

Portanto, na estratégia de marketing, o email é o canal que concede a comunicação personalizada com potenciais clientes e clientes reais. Ele traz resultados incríveis e satisfatórios.

Veja o papel do Email Marketing na sua estratégia de Marketing:

 

Engajar leads

Quando um indivíduo aceita receber seus emails da sua empresa, ela espera manter contato. Parece claro, mas algumas empresas esquecem de manter um relacionamento constante com sua base de contatos por email! 

Logo, o email marketing é utilizado na sua estratégia para engajar seus leads, fazendo com que lembrem de você e amplie a chance de seus leads virarem clientes.

Promover conteúdos

Caso sua empresa possuía um blog ( o que é essencial!), promover seus conteúdos é algo que traz bons retornos. Isso porque você tem a possibilidade de dar ao seu lead materiais que ele tem interesse, fazendo com que fique satisfeito.

Um newsletter, por exemplo, traz acessos ao seu post, ampliando a visibilidade do seu site na internet. 

Educar os leads

A nutrição ou educação de leads é uma estratégia importante do Inbound Marketing. Com ela é possível transformar seus usuários em leads, e seus leads em clientes. Para isso, é crucial educar seus contatos a respeito do seu negócio e estreitar o relacionamento de vocês.

O email é o canal para nutrir seus leads, porque permite o envio de mensagens personalizadas no momento certo. SE você usa uma ferramenta de automação de marketing, poderá usar o email para nutrir e educa-los mais facilmente.

Vender

No email você pode enviar ofertas e promoções para seus leads, oferecendo muitas vantagens para eles. É uma forma de conseguir vender mais rapidamente e ainda passar uma boa impressão com textos e imagens bem feitos e alinhados.

Atualmente, é possível incentivar que seus contatos realizem alguma transação com um clique no email, o CTA é um exemplo disso.

CTA é a sigla para “Call-To-Action”, que em tradução significa “chamada para ação”. Ou seja, é um botão inserido no email com links de uma página que incentivam os usuários a realizarem uma ação com redirecionamento para outra página.

Mas como começar a fazer Email Marketing?

 

Se você pretende iniciar sua estratégia de email marketing, é preciso de uma ferramenta, ou software que faça disparo de email em massa. Até porque, deve haver segmentação dos leads, dividindo-os de acordo com etapas do funil de vendas e interesse.

Existem alguns softwares completos no mercado que realizam função de automação de marketing, gestão de redes sociais, blogs e outros. É preciso fazer uma pesquisa aprofundada sobre qual se encaixa melhor no seu bolso, nas suas expectativas e necessidades.

Você pode também optar por contratar uma empresa de consultoria em Marketing digital, onde terá todo apoio para começar sua estratégia de email marketing e muitas outras que desejar. É uma forma mais simples de iniciar e com menos dores de cabeça

 

A Brinov Consultoria oferece serviços profissionais de Inbound Marketing, como Auditoria de Sites, Email Marketing, Automação de Marketing e Marketing de Conteúdo para sua empresa ampliar a performance na web.

Conheça esses e outros serviços da Brinov e faça sua empresa crescer.