Escolha uma Página

Persona, nada mais é que um personagem fictício criado em cima de informações de consumidores reais, ou clientes ideais, de determinada marca. Toda estratégia de Marketing Digital é baseada na persona, isto é, nos hábitos, interesses e dados pessoais da mesma.

Para garantir o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital, ela precisa está fundamentada no público que a empresa pretende atingir. Muitos confundem com o público alvo, mas veremos que não.

Com o avanço das técnicas de marketing e a mudança do comportamento do consumidor, começamos a ver que não é mais possível apenas obter dados gerais sobre um certo público. Cada indivíduo é diferente e sendo assim, generalizar as ações de marketing não atingirá a todos.

Além do mais, com o avanço da Era Digital, as empresas tiveram que entrar nesse mundo e olhar cada vez mais para seus consumidores e entender a nova dinâmica os colocando no centro dos seus interesses. Assim, as técnicas digitais como o Marketing de Conteúdo, por exemplo, são especialmente voltadas para esse consumidor ideal que se chama Persona.  

Nesse artigo você vai entender os principais pontos sobre a formação da persona e a importância dela para a criação das táticas de marketing. Vamos lá.

Persona: O que é?

Também conhecida como “buyer persona”, a persona de uma empresa é um personagem fictício que simboliza o cliente ideal da mesma. Elas são desenvolvidas com o propósito de entender quem é consumidor e quais são suas demandas, dando suporte ao desenho das estratégias de Marketing e a tornando mais aprimorada. O termo ficou mais conhecido com o Inbound Marketing.

Sendo assim, persona é um perfil montado para apoiar sua empresa na compreensão das demandas do cliente ideal.

Se cada estratégia de marketing for realizada pensando nesse consumidor ideal da sua marca, os resultados seriam otimizados, já que você estaria falando com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. O planejamento das táticas em cima da persona diminui os esforços em vão, retrabalhos e os custos.

Vários são os usos da persona dentro de um negócio, mas para o profissional que trabalha com a criação de conteúdo é essencial. Quando se tem a definição correta desse cliente, as ações, as postagens e os textos ficam mais coerentes e a estratégia se torna mais assertiva.

Enfim, uma persona bem delimitada apresenta as características detalhadamente do seu comprador ideal, aquele que realmente precisa do seu produto ou serviço e é exatamente com ela que sua marca quer falar.

Público Alvo x Persona

Diferente da persona que cria um consumidor ideal, o público-alvo é visto como um grande número de pessoas que podem ser alcançadas pelo produto ou serviço que a sua marca oferece. 

Além de características demográficas, sociais, econômicas, o público alvo inclui comportamentais que indicam as ações do seu negócio.

Por um longo período de tempo, o público alvo foi usado pelas empresas para determinar seus consumidores e criar ações de marketing para captá-los. No entanto, hoje as empresas veem novas possibilidades e buscam o consumidor real, fazendo com que a experiência seja melhor.

Veja um exemplo de persona e público alvo:

Persona

Fernanda, tem 30 anos, é solteira, graduada em publicidade e propaganda e é gerente de conteúdo em uma empresa multinacional. Fernanda ama os animais e possui um cachorro e um gato.

Por passar muito tempo fora, Fernanda sente a necessidade de suprir a falta que faz aos seus animais por meio de um produto que os faça ficar distraídos durante o dia.

Sua empresa possui um brinquedo para pets que irá suprir essa necessidade de Fernanda.

Público Alvo

Mulheres e Homens com idade entre 25 a 35 anos, classe B e C, que possuem animais de estimação.

Então, qual a diferença entre persona e público-alvo?

A principal diferença é na abrangência das informações. A definição de público-alvo é extremamente ampla e não se atem as características e hábitos que um indivíduo possui, sendo mais genérica e não segmentando tanto.

Além do mais, o público alvo é formado por especulações e achismos, enquanto a persona se baseia em dados, fatos e muita pesquisa.

Porque devo criar uma Persona?

A criação da persona tem a ver com tudo dentro do seu negócio. Desde a decisão dos produtos oferecidos até o tipo de comunicação que sua empresa terá com o mundo.

Portanto, criá-la é essencial para o sucesso.

Além de facilitar as estratégias de marketing e vendas, a persona irá conseguir engajar seu público de forma mais rápida fácil. Isso porque haverá uma conexão entre ela e o seu consumidor real, já que terá sido embasada nele.

Podemos citar também a maior satisfação do leitor, que encontrará as soluções ideias para ele em sua empresa, seja por meio dos produtos, emails ou na produção de conteúdos para blog e redes sociais.

Como criar uma Persona?

Para iniciar a criação de uma persona, deve se ter em mente que isso jamais poderá ser feito por meio de palpites e achismos. Deve haver pesquisas, entrevistas e buscar o máximo de informações sobre seus consumidores.

As pesquisas podem ser em forma de entrevistas pessoalmente, ou por meio de formulários. Em alguns casos o Email Marketing pode ajudar com isso. Veja mais sobre o assunto.

Então, para garantir o sucesso na captação de informações, é preciso fazer as perguntas corretas. Esse é o primeiro ponto.

Vamos ver alguns passos para a criação:

Coleta de Dados

Essa primeira fase pode ser feita a partir de uma entrevista com seus clientes. Eles serão seus maiores aliados na captação de informações relevantes.

Quanto mais dados sobre eles, mais completa será sua persona. Você terá que ver o quanto eles estão engajados em respondê-las e fazer as perguntas certas.

Portanto, a primeira coisa a se fazer é planejar as perguntas. Veja alguns exemplos:

  • Qual é seu gênero, idade e onde mora?
  • Em qual segmento trabalha?
  • Em que cargo trabalha?
  • Como é seu dia a dia?
  • Quais são suas responsabilidades?
  • Está em quais redes sociais??
  • Quais assuntos você mais acompanha?
  • Como a empresa x te ajudou a solucionar seus desafios?
  • Qual a maior qualidade da empresa x?

Essas são algumas das perguntas que devem compor sua lista. Elas se baseiam em informações demográficas, pessoais, sobre conteúdo e na visão da sua empresa.

Análise de Dados

Nessa segunda fase é preciso ligar as informações coletadas e encontrar informações comuns entre os clientes. Dados como: problemas reclamações, serviços mais usados e etc.

Depois disso, monte as personas e veja as mais coerentes. Você pode criar quantas quiser, mas o ideal é conseguir no máximo duas, pois elas farão parte de todas as táticas de marketing da empresa.

Organizando a persona

Essa é uma fase importante, é onde você irá organizar e estruturar a persona, isto é, passar para o papel os dados.

Você deve pessoalizá-la. Criar nome, idade, ocupação, rotina e etc… Criar uma descrição sobre ela, como uma história ajuda a entender todo o contexto em que ela está inserida. Escolher uma foto também é uma atitude bem-vinda.

É importante que essa persona seja vista como uma pessoa de verdade, que vai interagir com a sua marca, ler seus emails e conteúdos e adquirir seu produto ou serviço.

Apresentar os resultados

É fundamental que todos seus colaboradores conheçam a sua persona, e não apenas o time de Marketing e Vendas. Todos devem saber para quem estão vendendo.

Conclusão

A Persona é uma peça fundamental para o sucesso de todas as estratégias de marketing da empresa. Oferecer produtos, serviços, conteúdos, emails para quem você realmente conhece, é mais fácil e otimiza os resultados.

O planejamento também é importante para o controle e organização de todo processo de criação. Não se pode deixar nenhum detalhe passar despercebido e acabar prejudicando o todo.

Então, agora que você já viu a importância de se criar uma persona para o seu negócio, é hora de pôr a mão na massa. Inicie as entrevistas ou formulários e descubra tudo sobre quem consome seus produtos para assim, poder entregar aquilo que precisam.

Se ainda tiver inseguro quanto a essa definição, fale com a Brinov Consultoria.

A Brinov possui serviços especializados em negócios e tecnologia e pode te ajudar a criar uma persona para sua empresa.

Conheça nossos serviços.