Tecnologia e estratégias de negócios : Não podemos negar o ganho de produtividade e eficiência que a junção dessas áreas trás para uma organização. E ainda mais quando se fala no ganho de ROI trazido pelos investimentos em soluções tecnológicas nas mais variadas áreas.

No entanto, o mercado está em constante evolução e por isso, fica cada vez mais difícil gerar valor.

Ficou interessado no assunto? Continue lendo …

Aliar estratégias de negócio com a tecnologia pode não ser uma tarefa fácil se sua empresa já estabeleceu uma produção sem o uso completo dela. No entanto, utilizar as inovações tecnológicas alinhada com os objetivos do negócio pode ser uma oportunidade para gerar valor real.

Entenda como unificar esses dois pilares! Acompanhe.

Como unificar as estratégias de negócio com tecnologia?

Na unificação da tecnologia e estratégias de negócios, é notório que alguns líderes não têm uma imagem clara sobre o papel da tecnologia com a função de apoiar a geração de valor.

Por isso, a cultura organizacional pode ser uma barreira na hora de iniciar o processo.

Os impulsionadores de mudança que podem ajudar a superar essas barreiras são:

  • Os imperativos estratégicos: despesas operacionais, (ROI) retorno sobre o investimento, lucro por ação, lucratividade, margens e receita que contribuem para direcionar e restringir decisões;
  • Tendências e interrupções: são fatores externos, como as expectativas dos investidores, inovações tecnológicas, convergência da indústria, mudanças no mercado e na preferência do cliente que pressionam a empresa a se movimentar.

Ambos influenciam a direção da organização e são elementos importantes para o desenvolvimento de uma agenda de transformação e uma estratégia coesa de negócios e tecnologia.

E mais, um processo de desenvolvimento de estratégia colaborativa entre os líderes de cada área, negócios e tecnologia, pode contribuir para garantir um melhor resultado. Para guiá-los, sugerimos:

Agenda de transformação : Negócios e Tecnologia

A agenda de transformação define os objetivos, a missão e a visão de negócios habilitadas pela tecnologia e servindo como base para uma estratégia em conjunto.

Comece com um objetivo possibilitado pela tecnologia que compreenda:

  • para quem é a criação de valor;
  • o nível de ambição em criar valor — por parte do setor de tecnologia;
  • o nível de priorização da manutenção da eficiência operacional;
  • o relacionamento da visão de tecnologia com a estratégia corporativa: divergências e pontos comuns

Depois, procure oportunidades de negócios em que a tecnologia possa criar soluções com valor diferenciado e sustentável. A mesma pode ajudar a mudar a cadeia de suprimentos e formar novas experiências de clientes, por exemplo.

VEJA TAMBÉM: 5 dicas para prospectar cientes

Pense nas empresas aéreas. Não faz muito tempo que elas inovaram o modelo de negócios baseados na tecnologia, operando a partir de sites de venda de passagem: uma tecnologia simples que criou impacto no valor gerado para o consumidor ao ponto otimizar compra de passagens.

Por isso, para determinar como crescer, identifique as tecnologias necessárias para alcançar oportunidades específicas e, finalmente, identifique os recursos necessários e habilite os sistemas tecnológicos.

Estratégia entre negócios e tecnologia

A liderança pode reconhecer a falta de recursos ou o alinhamento com as metas de negócios abrangentes. Desse modo, eles podem priorizar oportunidades baseado no conhecimento do processo.

A confiança na capacidade da tecnologia de liberar um valor de negócios provavelmente deve ser conquistada e está enraizada na excelência operacional. Talvez a estratégia inicial precise focar em coisas como custo, estabilidade e na construção de credibilidade e confiança.

Uma estratégia combinada de tecnologia e negócios deve produzir um roteiro para alcançar cada oportunidade, alinhada com os recursos, sistemas e investimentos em tecnologia.  Esse roteiro ajuda a limitar a proliferação de iniciativas voltadas para a tecnologia que drenam recursos sem ampliar os objetivos da empresa.

Então:

Podemos dizer que a tecnologia pode ser vista como uma oportunidade para criar vantagem competitiva. Assim, os profissionais do setor devem assumir o papel de identificar essas oportunidades e de estimular a junção da tecnologia e estratégias de negócios. Eles precisam reconhecer que o impacto da tecnologia vai além da função do TI e fazer dela o centro do desenvolvimento das estratégias de negócio.

Qual é o papel de TI hoje?

Nesse processo de mudança que mencionamos podemos identificar uma mudança no setor de TI. Esse será um desafio para quem é mais técnico.

A equipe de TI é, habitualmente, procurada para resolver problemas técnicos e não para gerar valor, mas as expectativas de mercado elevaram-se. Hoje, muitas organizações repensaram o papel da tecnologia, os modelos operacionais tradicionais e as estruturas organizacionais.

É preciso saber como alinhar estratégias e gestão tecnológica para inovar e criar valor de maneira mais eficaz.

Sabe-se que as funções de negócios e tecnologia eram separadas, o que frequentemente reduzia a colaboração e levava à execução em projetos atrasados ​​e processos inflexíveis.

A tecnologia deve ser colocada como catalisadora para:

  • Para maximizar o valor dos investimentos em tecnologia;
  • operar com agilidade;
  • responder às necessidades de clientes e funcionários;
  • manter a competitividade,
  • romper e transformar.

Esse conteúdo foi útil para você? Se sim, conheça a Brinov Consultoria e encontre soluções para seu negócio com nossos consultores.