Escolha uma Página

Cloud Computing ou computação em nuvem, é a tecnologia que permite o uso online de recursos da computação, tendo a internet como meio de funcionamento.

Não conhece? Neste artigo você descobrirá tudo o que precisa saber sobre Cloud Computing, a nuvem da Internet. Continue lendo esse artigo!

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing é uma solução de TI que usa a conectividade e a grande abrangência da Internet para hospedar diferentes recursos, programas e dados. Dessa maneira, a computação em nuvem possibilita que o usuário acesse esses recursos por meio de computadores, tablets ou celulares.

Com essa ferramenta, é possível editar documentos, armazenar informações, compartilhar e editar dados de maneira remota, sem a necessidade de downloads, apenas de tais dispositivos conectados à internet e um navegador.

E mais, sem a obrigação de conectar-se a um servidor local ou computador pessoal.

Ainda não entendeu muito bem?

Vamos a um exemplo prático:

Quando você edita um documento no Google Docs ou assiste a um filme na Netflix, você está se utilizando da computação em nuvem.

Os serviços que não pedem instalação ou download, são serviços online possibilitados pelo Cloud Computing, onde você só irá precisar de um navegador e internet.

Para que serve a Cloud Computing?

A computação em nuvem surge como forma de democratizar as informações e facilitar as operações de quem utiliza as ferramentas tecnológicas diariamente.

Pense em todos os downloads, hardwares, sistemas operacionais e softwares que tínhamos que usar para conseguir realizar alguma tarefa. Eram muitos, não é mesmo?

Por isso, a cloud Computing trouxe vários benefícios. Veja alguns deles:

  • Eliminação dos gastos com compras de hardware e software, instalação e manutenção;
  • Armazenamento de dados online
  • Economia de espaço
  • Concentração de informações
  • Integração do trabalho da equipe com o acesso remoto as informações
  • Maior segurança no armazenamento
  • Realização de backups

Confira como o Big Data por ajudar o Marketing Digital

Diante dessas vantagens, a computação em nuvem se tornou a ferramenta preferida das empresas e dos usuários. E não à toa, a maior parte das coisas que consumimos hoje na Internet, como as redes sociais, o armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música, são de aplicativos ou serviços hospedados na nuvem.

Como funciona ?  

A solução usa um servidor remoto para integrar os dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Um servidor remoto armazena os dados e programas usados por você em qualquer lugar do mundo, podendo ser acessado online.

Existem 3 tipos de computação em nuvem: o público, o privado e o híbrido. A escolha irá depender de fatores como custo, disponibilidade, desempenho e expectativas. E claro, se você é empresa ou pessoa física.

Nuvem pública

Recursos computacionais, como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para qualquer pessoa ou empresa que deseja contratá-los.

Nesse formato, o cliente é responsável pelo o que será colocado na nuvem, seja um backup, um aplicativo ou alguns arquivos, enquanto o provedor de nuvem está preocupado com a manutenção, segurança e o gerenciamento dos recursos.

Na nuvem pública, tudo está disponível na web e compartilhado entre diferentes usuários que o usam simultaneamente, mas de forma separada e padronizada.

Essa nuvem é a indicada para empresas que querem economizar em investimentos, por oferecer soluções unificadas.

Nuvem privada

Nesse modelo, a empresa mantém a infraestrutura da nuvem em seu domínio interno e oferece acesso apenas a usuários selecionados, como funcionários e parceiros, por exemplo.

A nuvem privada oferece a possibilidade de personalizar funções e suporte às demandas, sendo usada por empresas que devem seguir regulamentos e regras para segurança e privacidade de dados.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida, à união das duas anteriores, isto é, permite compartilhar informações e aplicativos entre os dois tipos de nuvem citados.

Assim, a escolha irá depender de cada necessidade e estratégia do negócio.  

Quais os serviços da Cloud Computing?

Hoje ela oferece 3 modelos de serviço: Confira quais são:

SaaS (Software as a Service/Software como serviço)

O SaaS permite que você acesse o software sem comprar sua licença, utilizando-o gratuitamente na nuvem, mas com recursos limitados.

Há planos de pagamento com a cobrança de uma taxa fixa, com um valor que varia de acordo com o recurso.

Nesse modelo, a empresa acessa o software pela Internet, sem se preocupar com a instalação, configuração e licenças.

PaaS (Platform as a Service/Plataforma como serviço)

Neste modelo é contratado um ambiente completo de desenvolvimento on demand, onde é possível criar, transformar e otimizar softwares e aplicativos.

O PaaS inclui sistemas operacionais, ferramentas de desenvolvimento, sistemas de gerenciamento de bancos de dados, serviços de Business Intelligence e outros recursos. Além de contar com toda a infraestrutura necessária para executar aplicações Web ou móveis.

IaaS (Infrastructure as a Service/Infraestrutura como serviço)

No IaaS, os recursos de infraestrutura são alugados, como servidores, routers, racks, datacenters, hardware e outras ferramentas que permitem a transmissão e o armazenamento de dados.

Dependendo do provedor e do modelo, a empresa pode precisar pagar pelo número de servidores ​​e pela quantidade de dados armazenados. Sua vantagem é que só é usado o que for demandado pela empresa, pagando apenas por isso.

Agora que já entendeu o conceito de Cloud Computing, a Brinov Consultoria está apta para te ajudar a pensar sobre as necessidades do seu negócio e decidir qual serviço de cloud merece o seu investimento.  

Fale com um consultor da Brinov Consultoria e gere maiores resultados financeiros.