Auditoria de Site: Essa pode ser a atividade que está faltando para seu negócio alcançar as primeiras posições nas páginas do Google!

Ficou interessado? Saiba tudo sobre esse serviço da Brinov.

De quanto em quanto tempo você verifica as páginas do seu website? Com que frequência você reconhece os erros, aplica melhorias e gera otimizações que ajudam na ampliação da navegabilidade dos usuários e no seu rankeamento no Google? Independentemente da quantidade de acessos que você possui, observar as falhas e repará-las é fundamental para o aumento da performance digital.

Se você tem reparado que as suas páginas na web, não tem gerado muito retorno, então deve ficar atento ao que pode estar dando errado. Algumas práticas que parecem não ter relevância podem te prejudicar.

O que é Auditoria de Site?

A Auditoria de Sites tem como finalidade ofertar uma análise técnica em relação a otimização de um website de forma integral. Ela indica quais são e onde estão os problemas técnicos do site que devem estar impedindo a correta performance de SEO.

Fazer uma auditoria completa em um site é fundamental para conseguir preservar a saúde da sua página. Além do mais, essa verificação garante que você repare os erros antes dos sites de buscas os julgarem, ajuda a manter o tráfego orgânico e uma boa experiência para o usuário.  

Você pode estar pensando: “ Mas eu nem sei o que está errado no meu site, como vou corrigi-lo? “ Ou ainda: “Talvez minha empresa não precise disso! Ela é pequena”. Certo?

Vejamos:

Uma coisa é certa:  a auditoria de sites fica mais fácil de ser realizada quando se possui uma equipe especializada em Inbound Marketing e preparada para encontrar esses erros nas páginas da web. Quando se tem disponível e experiente nesse assunto, a reparação dos erros acontece de maneira mais fluida e, consequentemente, o site estará pronto para ser ranqueado no Google mais rapidamente.

Quanto a necessidade de se fazer a auditoria em sites de empresas pequenas ou médias: Extremamente necessário! Qualquer acesso que você possui em seu site é motivo para entregar uma melhor navegação para seu usuário. Toda empresa, independentemente do tamanho, deve estar atenta aos erros em sua página. Afinal, qual não quer estar bem posicionada nas páginas de busca? Nenhuma, não é?

Portanto, quanto antes iniciar, mais cedo os resultados positivos do seu negócio serão vistos e as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa poderão ser alcançadas. Você investirá uma menor quantia, terá mais tráfego orgânico e mais usuários agradados com a boa navegação do seu website!

Falamos muito sobre os erros dos sites. Veremos agora alguns deles.

Quais os principais erros encontrados nos sites?

Sites lentos, não responsivos, imagens que não abrem e páginas com tecnologias antigas. Esses são alguns dos erros encontrados nos websites espalhados pela rede.

Falhas assim são muito comuns e podem estar ocorrendo agora em site, sem você saber e bem naquela página que você costumava ter bastante acesso.

Veja alguns dos erros:

URLs sem otimização

É preciso ficar atento às URLs do seu site. URLs com underlines (_) na criação, uso de letras como “ç” e palavras acentuadas levam a inutilização da sua página. Não é aconselhável o registro desse tipo de domínio (com acento ou “ç”), porque alguns programas não são compatíveis com tais caracteres, levando ao erro na visualização do site.

As URL, além de ser o endereço da sua página, anuncia o conteúdo que está nele com uma estrutura básica, facilitando o acesso dos usuários. Portanto, deve verificar os links contidos na sua página, constatar que nenhum está levando para uma página que não existe e focar nos endereços com menos de 100 caracteres, com palavras escritas com letras minúsculas e sempre separadas por hífen.

Conteúdo

O conteúdo é a parte mais importante do seu site e por isso deve ser trabalhado com atenção. Páginas que possuem conteúdo repetido, imagens sem atributo alt, títulos muitos longos e sem links externos podem ser prejudiciais para o rankeamento nos mecanismos de busca.

É preciso, então, apagar as páginas repetidas, garantir que os textos possuam mais que 200 palavras, títulos objetivos e imagens configuradas.

O uso de Tags H1, H2, H3 são importantes! Não esqueça de utilizá-las junto com um texto completo, bem estruturado e sem erros gramaticais.

Site não responsivo

Sites não responsivos também podem empobrecer sua marca e descer sua página para as piores posições do Google.

A maioria das pessoas faz pesquisa pelo celular, portanto, seu site precisa ser “mobile-friendly”, ou seja, amigáveis aos dispositivos móveis, para conseguir mais acesso e melhorar a experiência de quem acessar.

Lentidão no carregamento

A lentidão de um website está relacionada com ranqueamento do mesmo nos sites de busca.

Por isso, é tão importante corrigir o quanto antes.

De acordo com o Profissional de E-commerce, 64% dos usuários saem da página e buscam outro site quando percebem a lentidão. Com esse dado podemos perceber que a lentidão realmente atrapalha a navegação do site e gera uma imagem negativa para a sua marca.

Esse erro no carregamento pode fazer com que os users deixem de visualizar seus melhores conteúdos e diminua o tráfego na página.

Dessa forma, o ideal é usar tecnologias recentes, imagens com boa qualidade e com tamanho razoável, além de evitar códigos não usuais.

Como fazer uma boa Auditoria de site?

Uma auditoria completa leva tempo e, sem a ajuda de uma equipe e ferramentas eficientes, alguns erros podem acabar passando despercebidos.

Então, por onde começar? Primeiro você deve compreender como funciona a estrutura do seu site fazendo o uso de ferramentas que ajudem nesse processo.

Um time de consultores de marketing capacitado e que entendam a fundo sobre Tecnologia da Informação e SEO, é o ideal para esse trabalho.

A Brinov Consultoria oferece o serviço de Auditoria de sites, no qual, com o auxílio de plataformas específicas, faz toda verificação das suas páginas, encontra os erros e sugere quais mudanças irão otimizar seu website. Assim, você resolve as falhas de forma rápida e ainda tem a possibilidade de dispor de uma análise frequente feita por um time qualificado.

É possível visualizar relatórios sobre a saúde do website, observando os erros de navegação, links e códigos.

Agora você já sabe o que é uma Auditoria de Site, o por que dela ser tão importante e quais erros você deve ficar atento, é hora de começar.

Fale com o time de consultores da Brinov e amplie performance digital da sua empresa!

Conheça nossos serviços de Inbound Marketing: Auditoria de Sites, Email Marketing, Automação de Marketing e Marketing de Conteúdo.