Para que sua equipe comercial não tenha grandes dificuldades, confira algumas orientações que podem ajudá-los a alcançar os objetivos de venda!


Bater a meta de vendas mensal: Esse é o desejo de todos os vendedores mês após mês. No entanto, sabemos que nem sempre é possível realizar o objetivo por uma série de fatores internos e externos.

Fatores como problemas estruturais no processo comercial, leads não qualificados ou falta de interesse do próprio vendedor, são exemplos comuns na rotina dessa área.

Nesse artigo, vamos listar 5 boas práticas que os vendedores devem ter na hora de otimizar a produtividade e conseguir melhores resultados. Confira essas dicas:

Transparência na relação com o gestor

Normas e rotinas na gestão comercial são obrigatórios para a evolução dos vendedores, pessoalmente e profissionalmente. No entanto, os vendedores devem ver seus gestores comerciais como pontos de apoio, pessoas com quem podem contar, caso precisem.

Problemas pessoais afetam o desempenho nas vendas, já que vender demanda criar uma relação com o cliente e se envolver com os leads.

A pouca produtividade e o não batimento de metas também é um fator que prejudica o trabalho. Se o setor comercial inserir metas altas demais e quase que intangíveis, isso pode motivar insatisfação nos vendedores e iniciar um processo de questionamento quanto a gestão.  

Portanto, é preciso que haja um canal aberto e transparente entre gestor e vendedor para que os processos caminhem bem. O alinhamento é parte fundamental para manter um controle entre ambos, como as metas, as rotinas, e os objetivos desejados. Transparência gera motivação, confiança e força para alcançar os resultados.

Conecte-se ao CRM

Faça do seu CRM um amigo diário. É ele quem irá te atentar sobre as demandas do seu trabalho.

O CRM deve ser a primeira janela que você abre quando inicia suas atividades e a última ser fechada no final do dia. Assim, por meio dele você consegue programar todas as atividades e ficar preparado para tais diariamente.

O principal propósito das plataformas de CRM é alavancar seu negócio por meio de estratégias e sistemas focados no gerenciamento e na satisfação dos clientes. Essa tecnologia oferece insights sobre seu público alvo, ajuda a captar e organizar os dados dos seus leads e conseguem automatizar certas tarefas para unir as estratégias de vendas com o público específico.

Com um CRM você otimiza suas tarefas e consegue prever gargalos e até evita-los.

Adquira conhecimento em vendas

O mercado muda o tempo todo, assim como o mundo corporativo. A cada dia surgem novas ferramentas, plataformas e tecnologias que são uteis para as mais diversas funções. O vendedor é uma referência para os Leads com que ele se comunica, por isso, deve estar sempre atualizado quanto às tendências do mercado.

Há várias maneiras de adquirir conhecimento. Veja algumas:

  • Fazendo treinamentos;
  • Lendo livros relacionados
  • Revistas especializadas,
  • Cursos extras
  • Vídeos no YouTube
  • Blogs e
  • Podcast

Algumas empresas dão oportunidade para seus vendedores participarem de workshops e ventos, onde podem adquirir mais conhecimento na área. É uma boa opção para os gestores que querem investir na equipe.

Se você não tem muito tempo para estudar, há a opção das redes sociais. Elas são uma ótima ferramenta de conteúdo rápido e dinâmico. Nelas você pode acompanhar perfis específicos e sempre dar uma olhada nos assuntos mais comentados. O LinkedIn é ótimo para esse fim.

Uma dica valiosa é você ficar atento as atualizações do Blog da Brinov. Aqui nós postamos temas interessantes e os assuntos mais discutidos no mundo de Tecnologia e Negócios.

Fazer network também é uma maneira de se atualizar sobre novas técnicas de vendas. Faça conexões.

Economize seu tempo

Uma boa maneira de ampliar a produtividade é conseguindo fazer mais atividades em um período de tempo mais curto. A solução para isso é contar com a ajuda da tecnologia.

Você deve usar ferramentas e plataformas que e apoiem na hora de escalar as atividades.  Uso de modelos previamente produzidos e scripts é uma alternativa que ajuda muito nesse quesito. Quando você já sabe o que vai fazer, você economiza tempo pensando no que terá que fazer, a alternativa é se planejar.

Deixe de lado a criação diária de emails e mantenha modelos prontos e fáceis de serem editados para ganhar tempo. Faça o mesmo com o script e otimize as perguntas que terá que fazer na hora de se relacionar com um lead. Com essas duas possibilidades você acaba ganhando assertividade e otimização no trabalho.

Vale também investir na automação das funções, como envio de lembrete e disparo de emails rotineiros. Há várias plataformas no mercado que oferecem essa possibilidade de automação.

Um CRM completo, por exemplo, oferece funções de funil de vendas, relatórios, emails, telefones, acompanhamento de processos e muitas outras atividades necessárias para realizar um bom trabalho de vendas.

Com o CRM da Ploomes você organiza dados cadastrais, histórico de interações, compras, orçamentos solicitados e ainda e obtém insights sobre a melhor forma de atender seus clientes. Além disso, poderá gerenciar as tarefas da equipe de forma profissional, recebendo alertas por e-mail sincronizando com o Google Calendar.

Conheça o CRM da Ploomes e faça um teste gratuito.

Exerça sua Inteligência Emocional nas vendas

Trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil. Pessoas podem ser difíceis de lidar e se o vendedor não estiver consciente sobre seus sentimentos em relação às situações diárias, possa ser que ele não exerça bem o seu papel. A falta da Inteligência Emocional pode acarretar no desperdício de tempo e dispersão do objetivo.

Se uma negativa afetar muito um profissional de vendas, talvez ele tenha que ser treinado para aprender a lidar com uma possível rejeição e não se deixar abater nas rotinas de vendas. Se manter uma relação interpessoal é uma dificuldade, o gestor deverá trabalhar da melhor forma para integrá-lo a equipe, ainda que ele saiba que o meio comercial seja competitivo e desafiador.

Quando o vendedor entende sua inteligência emocional, ele poderá se preparar para os momentos delicados da profissão e terá a chance de se manter mais concentrado ao invés de se decepcionar.

Manter uma boa regularidade no trabalho de vendas é importante, mas sabemos que nem sempre é possível devido aos fatores externos mencionados. No entanto, é preciso estar disposto a melhorar sempre e pensar no bem da equipe. Isso vale para o gestor comercial e para o próprio vendedor da empresa.

Depois de conhecer 5 boas práticas, fica um pouco mais fácil se concentrar no objetivo e ampliar os resultados.

Você pode também conhecer uma pouco da Brinov e entender como funciona o trabalho de consultoria em Tecnologia e Negócios. A Brinov oferece serviços de consultoria especializado nas áreas de Marketing e Vendas e na área de Tecnologia e Inovação.

Conheça mais sobre a Brinov.